Municípios
Com mais de 500 áreas de risco, medidas buscam diminuir impactos da chuva em Maceió
A previsão para essa quadra chuvosa, que começa no próximo mês de março e segue até agosto, é que o volume de chuvas seja o maior registrado nos últimos cinco anos e algumas ações preventivas buscam diminuir o impacto nas áreas de risco.
De acordo com o Plano de Monitoramento de Risco da Defesa Civil, Maceió atualmente tem 572 áreas de risco mapeadas e a prefeitura vem realizando medidas de prevenção nas encostas e em locais crônicos de alagamentos.
Somente em 2020, a Defesa Civil colocou lonas em 148 pontos. De acordo com o coordenador do órgão, Abelardo Nobre, Maceió conta com 14 estações meteorológicas espalhadas por todo município, que apontam o volume de chuva nos locais específicos.
"A partir desses dados conseguimos fazer uma análise dos graus de risco e acionar as outras secretarias. Outra medida preventiva importante e que esse ano começou no mês de fevereiro é a colocação de lonas, responsáveis por escoar a água que cai sobre as barreiras. Nossas equipes também detectam a necessidade de podas de árvores e desobstrução das galerias fluviais", afirmou ele.
Dentro das ações de monitoramento, a Prefeitura de Maceió montou o Grupo Especial de Trabalho (GET), previsto dentro do Programa Previne Maceió, para executar ações e auxiliar a população na prevenção de possíveis desastres naturais.
A criação do Grupo de Trabalho faz parte de um planejamento da Secretaria Municipal de Governo, em parceria com a Defesa Civil Municipal, Secretaria de Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria de Assistência.
“No Plano de Contingência, que denominamos de Previne Maceió, temos como principais funções definir, organizar e orientar as ações a serem executadas pelos órgãos integrantes do sistema municipal diante de qualquer situação. É fundamental que todos os órgãos municipais estejam de prontidão e saibam como cada um vai intervir para que nossas respostas sejam rápidas para população”, afirmou o secretário de Governo, Francisco Sales.
Dentre as ações previstas no plano estão a limpeza de canais e córregos (macrodrenagem); manutenção preventiva da rede de microdrenagem, especialmente a limpeza de bueiros do sistema de águas pluviais; vistoria e poda ou erradicação de árvores sob risco de tombamento; limpeza de encostas e remoção de lixo acumulado; sensibilização da população moradora em áreas de risco.
Segundo o secretário Francisco Sales, o Programa Previne Maceió não tem como finalidade apenas ações concretas de prevenção como também fazer o acolhimento das pessoas que precisam deixar suas casas dentro desse período.