Municípios

Vacinação de profissionais da saúde que não atuam na linha de frente começa hoje

Quase 4 mil doses que sobraram serão destinadas aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Por Redação com G1 AL 22/02/2021 13h01
Vacinação de profissionais da saúde que não atuam na linha de frente começa hoje
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió começa a vacinar contra a Covid-19, nesta segunda-feira (22), profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que não atuam na linha de frente de combate à pandemia. A vacinação vai até a quarta-feira (24), nos locais de trabalho de cada um.

Para vacinar os profissionais das UBS, estão sendo utilizadas as 3.960 doses que restaram da vacinação dos profissionais da linha de frente e também do grupo de idosos com mais de 83 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou ainda que aguarda o repasse de novas doses pelo governo do estado para dar início à imunização do público que não faz parte da área da saúde. 

Por meio de nota, a secretaria ressaltou que as UBS são "porta de entrada para o SUS e que recebem pacientes com diferentes patologias, incluindo as gripais, direcionando para as quatro unidades de referência do Município" (leia na íntegra ao final do texto).

Segundo a SMS, os profissionais da saúde que vão ser imunizados trabalham nas unidades do 1º, 2º, 3º, 5º e 8º Distrito Sanitário. Esses profissionais não atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Eles atendem a comunidade do entorno de cada UBS.

O último levantamento da Secretaria mostra que todos os profissionais da rede municipal que atuam na linha de frente já foram vacinados, além de parte dos profissionais de hospitais e clínicas privadas ou filantrópicas. Até o dia 13, já tinham sido 19.382 imunizados.

Sobre a vacinação de idosos a partir de 83 anos, a SMS disse que 7.844 foram imunizados contra a Covid-19. A projeção populacional para esta faixa etária é de 9.850 idosos, então 80% desse público foi imunizado.

Nota da SMS

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os trabalhadores de saúde que atuam na linha da frente da Covid-19 são prioridade para a vacinação, tendo sido contemplados com a primeira remessa dos imunizantes recebidos em Maceió. Esses profissionais já estão, inclusive, recebendo a segunda dose da imunização.

A SMS iniciará, na segunda-feira (22), a vacinação dos trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde, porta de entrada para o SUS e que recebe pacientes com diferentes patologias, incluindo as gripais, direcionando para as quatro unidades de referência do Município. Serão vacinados neste primeiro momento os profissionais dos 1°, 2°, 3°, 5° e 8° Distritos Sanitários.

Os profissionais de saúde autônomos e de hospitais, clínicas e laboratórios que não atuam na linha de frente da Covid-19 serão vacinados ainda na 1a fase, como prevê o Plano Nacional de Imunização, mas seguindo as estratificações definidas pelo Plano Estadual e a quantidade de doses disponibilizadas ao Município.