Municípios

Renan Filho assinará hoje Ordem de Serviço para construção de UPA

Nova unidade será do tipo III e terá capacidade para atender até 350 pacientes por dia

Por Redação com Agência Alagoas 25/02/2021 08h08
Renan Filho assinará hoje Ordem de Serviço para construção de UPA
Foto: Olival Santos

Maceió irá ganhar a quarta Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída exclusivamente com recursos do Governo do Estado. O novo equipamento de saúde será erguido na área central do Conjunto Santa Maria, no bairro Cidade Universitária, onde o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, assinam a ordem de serviço nesta quinta-feira (25), às 10 horas.
 
Orçada em R$ 6,2 milhões, a UPA do Cidade Universitária também será custeada com recursos próprios do Estado. A unidade será do tipo III, terá capacidade para atender até 350 pacientes por dia, totalizando 10.500 por mês. De acordo com a assessoria de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 120 dias, contabilizados após o início.
 
“Com a construção da quarta UPA com recursos próprios, uma vez que já estão em funcionamento as unidades do Jacintinho e Tabuleiro do Martins, e em construção a do Jaraguá, o Governo do Estado comprova, mais uma vez, que a saúde é prioridade. A nova unidade vai preencher uma lacuna na assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade no Conjunto Santa Maria”, ressaltou o gestor da saúde estadual, Alexandre Ayres.
 
Serviços ofertados 
A nova UPA irá dispor de leitos de observação e de urgência e será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Para isso, a unidade vai contar com um serviço de classificação de risco, além de consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e sala de nebulização.
 
A nova unidade, que irá funcionar todos os dias da semana, 24 horas por dia, será referência no atendimento de pacientes com febre alta, crises de pressão arterial, pequenas fraturas, cortes, além de infarto e derrame. A UPA do Cidade Universitária será mais um equipamento de saúde que irá ajudar na redução do grande fluxo de pacientes no Hospital Geral do Estado (HGE), maior hospital público da capital alagoana.