Municípios
5º Centro de Saúde de Arapiraca será exclusivo para síndromes gripais
Decisão é uma resposta ao aumento nos atendimentos aos casos suspeitos de COVID-19
À partir desta segunda-feira (8), o 5º Centro de Saúde, localizado no Centro, irá funcionar exclusivamente como Centro de Síndrome Gripal.
A decisão é uma resposta ao aumento nos atendimentos aos casos suspeitos de COVID-19, desafogando assim o trabalho realizado na Unidade Sentinela.
A informação foi repassada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que tem a frente a médica infectologista, Luciana Fonseca.
A medida faz parte de uma série de ações tomadas esta semana pela Prefeitura de Arapiraca visando a diminuição dos contágios do vírus no município.
Seguem as alterações dos serviços prestados no 5º Centro de Saúde:
1 – As duas equipes do PACS, sala de curativos, sala de vacina e demais serviços do 5º Centro passarão a funcionar na UBS Baixão, na Rua Antônio Marroquim (por trás do Estádio Municipal).
2 – As urgências clínicas que são atendidas no Pronto Atendimento serão referenciadas para as “Unidades de Saúde na Hora”, que funcionam nos bairros Canafístula, Primavera, Planalto, Bom Sucesso, e Cacimbas, além do 3º e 4° Centro, no Santa Edwiges e Itapoã;
3 – Os profissionais que atuam no Pronto Atendimento passam a atender os pacientes com síndrome respiratória, cumprindo todo o protocolo de atendimento da COVID-19;
4 – Provisoriamente fica suspensa a atividade de administração de vacinas aos finais de semana. Os usuários que tem agendamento de vacinação para os sábados e domingos, inclusive a vacina antirrábica humana, devem dirigir-se à UBS Baixão ou a UBS mais próxima de sua residência para realizar a vacinação nas segundas-feiras. A imunização para Febre Amarela, continua sendo administrada todas as sextas- feiras;
5 – A emissão da Declaração de Óbitos de ocorrência em domicílio deverá ser emitida pelos profissionais médicos da Unidade de Saúde de referência e das Unidades do Saúde na Hora, de segunda a sexta-feira. Já nos finais de semanas e feriados ficará sob a responsabilidade dos médicos que atuarão no Centro de Síndrome Gripal.