Municípios
Rodrigo Cunha solicita continuidade da Operação Carro Pipa
Segundo Cunha, é necessário garantir abastecimento de água a toda população
Nesta quinta-feira (11), o senador Rodrigo Cunha utilizou suas redes sociais para cobrar soluções para ajudar os municípios do agreste e sertão alagoanos que estão sofrendo com a falta de água. Segundo Cunha, o Brasil vive o pior momento da crise sanitária de Covid-19 e é urgente garantir abastecimento de água a toda população.
O senador afirmou ainda, que solicitou ao Ministério do Desenvolvimento Regional e ao Ministério da Defesa, que são responsáveis pelo Programa Emergencial de Distribuição de Água, além de cobrar apoio no sentido de viabilizar a continuidade da Operação Carro-Pipa para levar água a mais de 150 mil pessoas em 38 municípios alagoanos.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, solicitou o apoio da bancada federal para o retorno da Operação Pipa, executada pelo Exército brasileiro, que foi suspensa esse mês. Em documento enviado ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, e à deputada Tereza Nelma, líder da Bancada Federal Alagoana, o presidente relata as dificuldades que a suspensão está causando a milhares de famílias.
A Operação Pipa atende em média 137 mil pessoas em 42 municípios do Sertão e Semi árido. Segundo Wanderley, a população rural dessas regiões de Alagoas vive hoje um drama sem precedentes, além da privação de água para consumo, expostos mais ainda ao vírus da Covid-19.
A Operação, que já não era suficiente para atender toda população, amenizava a situação e o medo dos prefeitos é transformar o que já era precário em insustentável, já que inúmeras famílias vão ficar sem o básico para sobrevivência.