Municípios
Marechal Deodoro será o primeiro município a fazer o pagamento do Fundef
Logo após a informação de que o Congresso Nacional derrubou o veto 48, que tratava dos precatórios do Fundef, o prefeito de Marechal Deodoro, Cacau Filho (MDB) avisou que vai ordenar o pagamento aos professores no menor espaço de tempo possível.
“Vamos verificar as regras aprovadas na lei e determinar que o pagamento seja feito dentro do menor tempo”, aponta Cacau
Marechal Deodoro recebeu em 2019 mais de R$ 43 milhões de precatórios do Fundef. Desde então, o prefeito do município, reeleito em 2020, firmou compromisso para separar dos recursos que entraram nas contas da Prefeitura, 60% para os professores. Os outros 40% foram destinados para os investimentos na Educação.
Com a derrubada do veto 48, os professores terão acesso a esses recursos na forma de abono salarial. A lei garante que pelo menos 60% dos repasses dos precatórios sejam destinados aos profissionais do magistério ativos, inativos e pensionistas.
No caso de Marechal Deodoro, serão mais cerca de 25 milhões distribuídos com professores.
“Vamos agora reunir a equipe técnica do município, ver os critérios e analisar as pessoas que realmente têm o direito de receber os valores que serão rateados, para que a gente possa avançar e cumprir com o nosso compromisso.” adianta Cacau.
Confira vídeo: