Municípios
Olho D´Água das Flores reforça medidas de distanciamento social
Segundo o prefeito, o município também busca mais insumos para os profissionais de saúde
A Prefeitura de Olho D`Água das Flores publicou, na quinta-feira (18), o Decreto Municipal nº 14 que disciplina as Medidas Temporárias de Combate e Prevenção à Pandemia do coronavírus. O objetivo é reforçar as ações adotadas do Decreto Estadual, para conter o avanço da covid-19, adequando à realidade da cidade sertaneja, com validade até o dia 30 de março.
"É importante destacar o aumento exponencial do número de casos da covid-19 em nosso estado e também no nosso município. Paralelo a isso, temos uma diminuição significativa na oferta de leitos. Estávamos mantendo média de cinco casos, mas hoje temos 30 casos ativos e 80 suspeitos. Isso nos deixa bastante preocupados, sendo imprescindível medidas mais duras visando o controle mais efetivo no avanço dessa doença", explicou o prefeito Zé Luiz dos Anjos.
Ele explicou, ainda, que teve encontro com os empresários do setor produtivo para adequar as disciplinas do Decreto Estadual à realidade do município. "Os olhodaguenses estão mais conscientes nos cuidados para conter o avanço da doença. Agora estamos correndo atrás de mais insumos para os profissionais de saúde da linha de frente do município", acrescentou o gestor.
No Decreto, ocorreram alterações nos dias e horários de abertura do comércio, devido a realização da feira na cidade. O Centro da cidade, lojas e galerias, que passam a funcionar de segunda a quinta, das 8h às 16h, e estarão fechadas às sextas, sábados e domingos. Açougues, avícolas e frigoríficos passam a funcionar das 05h às 16h, de segunda a quinta-feira, e das 08h às 14h nas sextas-feiras, sábados e domingos.
O Município proibiu o consumo de bebidas alcoólicas em supermercados, minimercados e conveniências no final de semana. Também estão suspensas a permanência de pessoas em vias públicas entre 21h e 05h, todos os dias da semana.
Salões de beleza e barbearia (com capacidade de até 50% e agendamento prévio) e demais lojas comerciais autorizadas pelo decreto podem funcionar de segunda a quinta, das 8h às 16h, e às sextas das 8h às 14h.
Bares, restaurantes, quiosques, lanchonetes, conveniências que não estejam localizadas em rodovias estaduais só poderão funcionar com sistema "pegue e leve". Os supermercados, minimercados e conveniências às sextas-feiras, sábados e domingos das 08h às 14h. A rede pública municipal de ensino está em manutenção remota; já a rede privada de ensino terá o retorno ao sistema híbrido a partir de segunda (22).
Feiras Livres
Apenas feirantes de Olho D'Água das Flores podem comercializar na feira, que funcionará de segunda a quinta, das 8h às 16h. A comercialização de produtos essenciais está autorizada às sextas, sábados e domingos das 6h às 12h. Já produtos não essenciais não podem ser comercializados de sexta-feira ao domingo.
A Prefeitura também autorizou a isenção da taxa de utilização de espaço público aos feirantes olhodaguenses, enquanto durar as medidas do Decreto Municipal.