Municípios
Fernão Velho usa sirene para alertar toque de recolher
Sinal sonoro foi acionado antes das 21h para alertar moradores
Uma sirene da antiga Fábrica Carmen foi acionada na sexta-feira (19), no bairro de Fernão Velho, em Maceió, para alertar moradores do toque de recolher imposto pelo Governo de Alagoas pela atual fase vermelha, criada para conter o avanço da covid-19 em todo o estado.
A partir das 21h de ontem foi proibida a circulação de pessoas pelas ruas do estado até às 5h. A medida vai durar 14 dias, podendo ser prorrogada.
“Estamos vivendo um dos momentos mais difíceis da história da humanidade, e em Fernão Velho lidamos com este mal também. Restauramos ano passado na reforma da Praça São José, como em forma de homenagem aos ex-funcionários da Fábrica Cármen, alguns itens que fazem parte da nossa história, são Patrimônio de Fernão Velho, as antigas máquinas da Fiação e Tecelagem, e também a antiga sirene que já existia há décadas em Fernão Velho, orientando o horário dos turnos dos funcionários”, destacou Ewerton Matos, presidente da Associação de Moradores de Fernão Velho.
Ele ressaltou que a sirene é tocada desde então, em datas comemorativas, e desta vez com vários pedidos e consentimento dos moradores, acontece pela primeira vez para algo diferente, que foi o Toque de recolher.
“Para nós, a sirene é um símbolo de resistência e tradição de nosso povo, onde ouvir esse som, só traz boas lembranças, desta vez serve para alertar para o momento atual em que vivemos”, observou Ewerton Matos.