Municípios
´O Biu não pode esperar por mais promessas´, afirma líder comunitário
Comunidade espera que Polo Industrial seja instalado no bairro, gerando emprego e renda
Neste sábado (27), o bairro Benedito Bentes, em Maceió, comemora seus 35 anos. O local foi projetado para comportar 60 mil pessoas e hoje já ultrapassa mais de 220 mil moradores na região. O progresso populacional foi rápido, mas a atuação do poder público para melhorar as estruturas como unidades de saúde, escolas, transporte e oportunidade de emprego e renda não evoluiu.
O líder comunitário, membro do Instituto Beneditense Associativista - IBA, Allan Pierre, explica que o Benedito Bentes já possui um projeto para implantação de um Polo Industrial, com expectativa de gerar 10 mil empregos diretos na região, além de indiretos. A proposta já foi apresentada ao Governo do Estado e setor produtivo. Agora, o prefeito de Maceió, JHC (PSB), anunciou em seu discuso ontem (26), durante entrega das chaves do Vale Bentes II, a necessidade da geração de emprego e renda no bairro.
"Essa foi a primeira vez que ele [JHC] como prefeito assumiu, num evento, a necessidade de discutir a geração de emprego e renda na parte alta de Maceió. Ele admitiu a necessidade de incluir no Plano Diretor um Polo para gerar empregos para a comunidade. Mas o Biu não pode esperar por mais promessas. Precisa que os políticos mandatários saiam dos discursos e efetivem as políticas públicas essenciais", atenta o líder comunitário. "Assim como procuramos o Governo do Estado, e já tivemos a sinalização do Governador [Renan Filho] e próprio secretário Rafael Britto, acho importante a convergência de ideias para que o poder público esteja unido, junto ao IBA, para implantar esse polo industrial", acrescenta Allan.
Projeto do Polo Industrial
Desde 2017, o IBA tem lutado para que Maceió tenho um Polo Industrial. De acordo com Allan, o atual Distrito Industrial da capital está falido. A proposta é a criação de um polo industrial em áreas que pertencem as Usinas Cachoeira do Meirim e Santa Clotilde, no bairro do Benedito Bentes, na rodovia AL-105, única área disponível para um empreendimento deste tipo na capital. O local tem acessos ao Aeroporto, ao Litoral Norte, às BRs 104 e 101, uma área de no mínimo 1 milhão de m².
"As empresas têm deixado de se instalar em Maceió porque não tem uma área adequada e tem procurado outros municípios, como Messias Rio Largo e Murici. A nossa ideia é implantar o polo com incentivos fiscais tanto do Estado quanto do Município. Dando oportunidade de emprego e renda para os moradores do Benedito Bentes, Gracialiano Ramos e Village Campestre", explica Allan Pierre.