Municípios

Defesa Civil de Maceió monitora áreas de risco sob alerta de deslizamento

Medida coloca equipes de sobreaviso até a noite desta segunda-feira (29)

Por Redação com Secom Maceió 29/03/2021 12h12
Defesa Civil de Maceió monitora áreas de risco sob alerta de deslizamento
Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil de Maceió atendeu, até o fechamento deste texto, 23 ocorrências causadas pelas chuvas desde o início da semana passada. De acordo com o relatório do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil de Maceió (Cimadec), 16 delas foram atendidas durante rondas das equipes do órgão nesse domingo (28). Apenas sete foram registradas através do telefone 199.

Segundo a coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil de Maceió (Cimadec), Joanna Borba, o órgão tem, neste momento, quatro avisos de chuva, no entanto, as precipitações são moderadas. Ainda assim, configuram riscos ao município devido aos níveis acumulados na última semana.

Ainda neste domingo, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden, emitiu um novo alerta de chuva que motivou a manutenção do nível operacional de alerta até as 23h59 da segunda-feira (29). O aviso é para o risco de movimentação de massa, ou seja, de deslizamento de barreira.

“Nós vamos monitorar e elaborar relatórios que serão encaminhados às Secretarias do município. Neles, terão sugestões de intervenções para atender esses problemas. É importante que a população mantenha sempre uma comunicação com a Defesa Civil através do 199, para auxiliar nos momentos de crise”, pontuou a coordenadora do Cimadec.

A Defesa Civil de Maceió recomenda que moradores das áreas de risco busquem abrigos seguros até que a situação seja normalizada e que, caso haja necessidade, acionem o órgão através do telefone 199, que funciona 24h/dia.