Municípios

Acontece nesta terça (30) encontro para debater iniciativas de smart cities em Maceió

Por Redação com Assessoria 30/03/2021 08h08
Acontece nesta terça (30) encontro para debater iniciativas de smart cities em Maceió
Secretários municipais participam de encontro que apresenta plano de Cidades Inteligentes / Foto: Reprodução

Nesta terça (30/03), às 09h, o Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta, realiza o Encontro Regional Maceió para debater sobre as iniciativas de smart cities no contexto da capital alagoana.

A edição faz parte da agenda de eventos regionais da plataforma, em 2021, em todas as capitais do país, contemplando 27 ações entre fevereiro e agosto, semanalmente e sempre às terças-feiras. O primeiro encontro foi realizado em Salvador; seguido por Vitória; Belém; Campo Grande; e Curitiba, em 23/03.

Inscrições gratuitas em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/

O encontro acontece ao vivo, em formato virtual, e reunirá especialistas em smart cities. A programação abordará indicadores de desenvolvimento de Maceió, uma das 25 cidades mais inteligentes e conectadas do País, no recorte da Região Nordeste, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2020, além da apresentação do Plano de Cidades Inteligentes para a capital: "Plano Integrado de Maceió".

"Conectar Maceió às principais iniciativas de gestão pública é o melhor caminho para que tenhamos resultados. Pensar uma cidade inteligente a partir do cidadão, do ser humano. Promovendo cidadania, assegurando os direitos das pessoas a usufruírem da cidade. Nossa equipe tem como foco justamente isso, gostar de gente e trabalhar para melhorar a qualidade de vida de cada maceioense", enfatiza o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC).

A iniciativa de Maceió faz parte das ações da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021 e conta com várias iniciativas pré-evento.

Durante o Encontro Regional Maceió serão apresentados os destaques da cidade no Ranking Connected Smart Cities, que compreende 11 eixos analisados e 70 indicadores. A capital é a 24ª mais bem posicionada no recorte da Região Nordeste e a 40ª colocada entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, conforme o Ranking.

O município teve um aumento considerável em relação a produção de patentes, com depósito de 25 patentes por cem mil habitantes, crescimento expressivo em relação ao estudo de 2019. Em 2020, ¼ dos empregos formais da cidade eram ocupados por profissionais com ensino superior, ou seja, empregos qualificados. A cidade conta, ainda, com expressiva participação dos setores de Educação e Pesquisa e Desenvolvimento, com 7,3% dos empregos formais nestes setores.

"No levantamento de 2020, a cidade registrou melhora e está entre as 100 melhores do País em 3 eixos: Empreendedorismo, Governança e Tecnologia e inovação, este normalmente o principal atrelado às smart cities, onde Maceió subiu 9 posições e alcançou a 90ª posição. Dentre os destaques, está a infraestrutura tecnológica oferecida a empresas e a população. São 46% das conexões de banda larga com velocidade superior a 34 megabytes, contra 32% no estudo anterior, além de boa oferta de operadoras de telefonia móvel com o serviço 4.5G, ainda o mais avançado disponível no País", destaca Willian Rigon, sócio e diretor comercial e marketing da Urban Systems, responsável pelo Ranking.