Municípios

AMA e Sesau avaliam os efeitos da imunização contra a covid-19

Indicadores apontam queda no número de mortes no Estado

Por Redação com AMA 05/04/2021 16h04
AMA e Sesau avaliam os efeitos da imunização contra a covid-19
Foto: AMA

Nesta segunda (5), em mais uma rodada de avaliação do combate ao novo coronavírus, o secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres elogiou o trabalho da AMA junto aos municípios que estão avançando na vacinação dos grupos prioritários. O resultado desse acompanhamento é que, após 5 semanas, os indicadores apontam queda no número de mortes no Estado.

“É um trabalho contínuo sem dia, noite, feriado ou final de semana”, assegura o presidente Hugo Wanderley, que defende decisões coletivas para as próximas fases. Diante do avanço da imunização, Wanderley destaca a necessidade dos municípios se prepararem, ainda mais, tendo em vista o aumento do fluxo com a redução das faixas etárias, o início da segunda dose e inclusão de novos grupos.

A decisão para um plano de ação vai passar pelo Cosems e Sesau que devem emitir uma nova pactuação na Comissão Interna Bipartite – CIB com um regramento único a ser seguido por todos os municípios. A discussão passa pela inclusão de novos grupos prioritários e como as pessoas serão avaliadas para que a imunização tenha total transparência.

Hugo Wanderley também anunciou a MP 1041, publicada pelo governo federal, que assegura recursos aos municípios para implementação de ações na atenção básica e centros Covid.

Ocupação de leitos

No encontro com os gestores municipais, Alexandre Ayres destacou que já existe uma estabilização na ocupação de leitos na Rede Hospitalar Pública, bem como, uma notável redução no número de casos.

Para o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o atual cenário epidemiológico é resultado da soma de esforços que vem sendo empreendida pelo Governo de Alagoas, com as medidas que retornaram o Estado à Fase Vermelha de Distanciamento Social Controlado, em conjunto com o trabalho realizado pelos municípios, que têm atuado na aceleração da vacinação.

“Com o esforço do Governo de Alagoas, com a parceria e apoio das prefeituras alagoanas, já estamos sentindo uma melhora significativa na vacinação contra a Covid-19. Já estamos presenciando uma estabilização na ocupação hospitalar na rede exclusiva que atende pacientes com a Covid-19, e os números de casos da doença continuam crescendo, mas, numa proporção muito menor a que identificamos há 15 dias”, informou o secretário Alexandre Ayres aos gestores municipais.

Segundo boletim de leitos divulgado no domingo (4) pela Sesau, a ocupação geral na Rede Hospitalar Pública para Covid-19 está em 57%. Alagoas conta com 1.338 leitos, sendo 370 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 55 Intermediários, 913 Clínicos e 425 leitos estão equipados com respiradores.