Municípios
Prefeitura concede licença ambiental para Braskem por mais dois anos
Diário oficial do município informa que licença é para extração de sal-gema
Nesta sexta-feira (09), a Prefeitura de Maceió publicou no Diário Oficial do Município a concessão de autorização ambiental de extração de sal-gema pela empresa Braskem, no bairro do Pinheiro.
De acordo com a determinação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió (Sedet) a implantação tem prazo de validade de dois anos. Os locais determinado foram a Rua Professor Mário Marroquim, no Pinheiro e a AV. Major Cícero de Goes Monteiro, no Bebedouro.
Esses bairros foram afetados justamente pela extração da sal-gema realizada pela Braskem. Desde o ano de 2018, quatro bairros da capital (Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto) correm risco de afundamento e muitas pessoas tiveram que deixar suas residências.
Apesar da publicação no Diário informar que a licença é para “a atividade principal de extração de sal-gema” , a Prefeitura garantiu que se trata de “licenciamento de dois canteiros administrativos”. Em nota, a Sedet comunicou que a prefeitura não autoriza nenhuma atividade de extração de sal-gema e será feita uma nova publicação no Diário Oficial.
Confira nota na íntegra:
"A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió informa que a autorização concedida à Braskem trata-se do licenciamento de dois canteiros administrativos, referente à instalação de uma empresa que vai promover a demolição de residências e construções nos bairros Pinheiro e Bebedouro. A Secretaria esclarece que a Prefeitura de Maceió não está licenciando nenhuma atividade de extração de sal-gema."
Até o momento de fechamento da matéria a Braskem não se pronunciou sobre o caso.