Municípios

Equipes realizam ações para reduzir danos das chuvas e acolher famílias prejudicadas

Por Redação com Secom Maceió 11/04/2021 15h03
Equipes realizam ações para reduzir danos das chuvas e acolher famílias prejudicadas
Secom Maceió

As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) estiveram nos bairros de Maceió, durante a manhã deste domingo (11), para atender solicitações sobre problemas causados pelas chuvas registradas desde a noite de sábado (10). Alguns pontos na capital estão recebendo ações emergenciais e visitas das equipes técnicas que fazem avaliação para executar intervenções.

A Seminfra declarou que segue empenhada nos serviços de desobstrução de galerias que alagaram ruas devido ao acúmulo de lixo e materiais sólidos. As avenidas Dona Constança, Gustavo Paiva, Doutor Antônio Gomes de Barros e Assis Chateaubriand já receberam intervenções.

Devido ao deslizamento de uma barreira, registrado na Ladeira da Granja, no bairro de Bebedouro, uma retroescavadeira e uma caçamba foram encaminhadas para o local, com o objetivo de realizar a limpeza e liberação da via. As ações também se concentram na Avenida Pierre Chalita, em Jacarecica, que ficou alagada. Além disso, outras regiões que registraram desabamentos estão sendo monitoradas.

Leia mais: Após fortes chuvas, barreira desliza bloqueando via em Maceió

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Nemer Ibrahim, várias equipes estão nas ruas, empenhadas e buscando avaliar e solucionar cada problema registrado. “Desde a noite de sábado, a cidade registrou uma grande quantidade de chuva e ontem mesmo visitamos alguns locais. Estamos percorrendo as ruas e grotas da cidade, da parte alta à parte baixa, verificando as situações críticas de perto e buscando soluções para amenizar os transtornos que foram causados”.

Leia mais: Madrugada chuvosa alaga ruas e provoca deslizamentos na Capital

Além das equipes de Infraestrutura, também seguem nas ruas, vistoriando as áreas, o Secretário de Governo, Francisco Sales, equipes da Defesa Civil, da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e também da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

Previne Maceió

Também na manhã deste domingo, as equipes do Programa Previne Maceió discutiram a logística dos abrigos que irão acolher as famílias atingidas pelas chuvas, que provocaram deslizamentos de barreiras e alagamentos em alguns pontos da cidade.

Devido à pandemia, o protocolo de encaminhamento das famílias para o abrigo provisório foi acionado para evitar a contaminação pela Covid-19.

Dentro dessa logística, após a identificação da família em situação de risco, é feito o acolhimento pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e o encaminhamento para realização do teste da Covid-19, no Ginásio do Sesi. Somente após o resultado do exame o local onde a família ficará abrigada será definido.

A Prefeitura de Maceió conta com o apoio de alguns locais adaptados para receber essas famílias, como a Casa de Ranquines.

Coordenador do Programa Previne Maceió, o secretário de Governo, Francisco Sales, salienta que todas as secretarias envolvidas estão de plantão com os técnicos nas ruas para atender as demandas da população. 

“Nós estamos vendo todas as medidas de segurança para deixar as famílias em segurança nos abrigos e por outro lado estamos também fazendo os atendimentos de ocorrências nas ruas. É importante que a população ligue para o 199 em caso de qualquer ocorrência”, disse Francisco Sales.