Municípios

Secretários trocam acusações sobre ´culpa´ na paralisação da coleta de lixo

Por Redação com Jornal de Alagoas 14/04/2021 12h12
Secretários trocam acusações sobre ´culpa´ na paralisação da coleta de lixo
Lixo acumulado nas ruas da Serraria, nesta quarta (14)

Desde a sexta-feira (09), os trabalhadores da limpeza urbana na parte alta da capital cruzaram os braços devido a falta de pagamento dos salários.  Pelas ruas, o lixo acumulado e o mau cheiro é insuportável nas portas dos moradores. O secretário municipal de Governo, Francisco Sales, informou através das suas redes socais que esteve reunido nessa segunda-feira (13) com os trabalhadores da Via Ambiental, uma das empresas responsáveis pela limpeza urbana na parte alta da cidade. 

No vídeo, Sales acusou a gestão do ex-prefeito Rui Palmeira, de não ter realizado os pagamentos. "A gestão passada saiu e deixou um grande abacaxi para que a gente pudesse resolver. Não pagaram novembro nem pagaram dezembro. Responsabilidade que era para ser feita pela administração do ex-prefeito de Maceió", afirmou o secretário de Governo. 

Responsável pela limpeza urbana da capital na gestão de Rui Palmeira, Gustavo Acioli Torres, ex-superintendente de Desenvolvimento Sustetnável, mandou um recado para Sales também através das suas redes sociais: "Recebi um vídeo acusando a gestão passada pela não coleta no mês quatro de 2021, acusando um rombo de dezembro e novembro. Vale Ressaltar que eu já comprovei aqui que novembro ficou empenhado. Ficou saldo tanto na conta única quanto no Fundo Municipal de Meio Ambiente para que se desse continuidade e que se pagasse. Dezembro apenas é pago em janeiro, após o serviço realizado. Você não tem como pagar dezembro antecipadamente e o secretário bem sabe disso", explicou o ex-superintendente. 

Ele ainda cutucou a atual gestão do prefeito JHC: "O que precisa é que a gestão atual largue o celular e vá trabaçhar, vá dar continuidade aquilo que nós deixamos preparados". De acordo com Torres, durante a transição de governo, ainda em 2020, uma pequena equipe foi enviada por JHC, dificultando a trasição. "Nós aguardamos para fazer a transição e fizemos com uma equipe. PEdimos que fosse indicado quem seria o secretário. Infelizmente, a superintendência ficou abandonada até o dia 7 de janeiro [de 2021]. Mas nós voltamos lá, fizemos a transição, fizemos o passo a passo de tudo o que estava acontecendo, como estavam todos os contratos", acrescentou. 

Sales, por sua vez, durante seu vídeo afirmou que a Prefeitura de Maceió vai fiscalizar 24h as duas empresas terceirizadas para que os trabalhadores possam ser tratados melhor e, ao mesmo tempo.receber salário em dia e o ticket alimentação. "Vamos continuar trabalhando. a Prefeitura de Maceió, através da gestão do prefeito JHC, está de olho e vamos organizar, sim, essa bagunça que a gestão passada deixou aqui na nossa cidade", finalizou. 

A coleta de lixo na parte alta da cidade ainda não está regularizada, penalizando moradores da capital. Ainda nesta quarta-feira (14), nossa equipe de reportagem caminhou por algumas ruas do bairro da Serraria e Murilópilis e constatou lixo acumulado e mau cheiro em diversos pontos.