Municípios
Nota técnica explica critérios para vacinação de pacientes com comorbidades
Documento foi feito pelo Cosems e pela Sesau
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) enviaram uma nota técnica conjunta sobre a vacinação contra a covid-19 do grupo de comorbidades. A nota também destaca os documentos que deverão ser exigidos para a comprovação das doenças.
Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, os portadores de comorbidades compõem os grupos prioritários para vacinação, figurando em etapa subsequente aos idosos.
A nota detalha que serão elegíveis à priorização para a vacinação contra a Covid-19 indivíduos com idades de 18 a 59 anos incluídos nos seguintes grupos de comorbidades: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial em diferentes condições, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática", detalha a nota.
Em relação à comprovação, a nota diz que, para efeitos de comprovação das comorbidades, serão considerados quaisquer dos seguintes documentos:
- Prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifica a imunização;
- Exames específicos que estabelecem o diagnóstico;
- Relatório médico;
- Receitas para terapêutica específica de condições descritas;
- Cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde.
Já para as pessoas portadoras de doenças reumáticas imunomediadas, pacientes oncológicos, transplantados e demais pacientes imunossuprimidos será obrigatória a apresentação de prescrição médica, uma vez que a eficácia e segurança da vacina contra a Covid-19 não foram avaliadas nestas populações.
Veja a descrição das comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação contra a Covid-19: