Municípios

Maceió inicia vacinação de pessoas com comorbidades neste final de semana

Pacientes renais e adultos com síndrome de Down estão na nova fase da imunização em Alagoas

Por Redação com com agências 16/04/2021 20h08
Maceió inicia vacinação de pessoas com comorbidades neste final de semana

A Prefeitura de Maceió anuncia o novo calendário de vacinação contra a covid-19. A partir deste sábado (17), começam a ser vacinados os trabalhadores de saúde com 34 anos ou mais e as pessoas com Síndrome de Down na faixa etária de 18 a 59 anos. No domingo (17), começa a vacinação das pessoas com comorbidades definidas como prioritárias no Plano Nacional de Imunização que estejam na faixa etária de 59 anos ou mais.

Confira aqui a lista das comorbidades. Nesse grupo, os doentes renais crônicos em diálise receberão as doses nos locais onde realizam tratamento, de acordo com agendamento do hospital, junto ao setor de imunização.

Além de documento com foto e CPF, para efeitos de comprovação da comorbidade alegada, as equipes da SMS poderão considerar a apresentação de quaisquer dos seguintes documentos (original e cópia, que ficará retida), listados abaixo:

– Prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifica a imunização;

– Exames específicos que estabelecem o diagnóstico;

– Relatório médico;

– Receitas para terapêutica específica de condições descritas;

– Cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde.

Pontos de vacinação

À exceção dos doentes renais crônicos, que serão imunizados em seus locais de tratamento, a vacinação dos demais grupos seguirá acontecendo das 9h às 16h, nos oito pontos instalados em Maceió, que são: drive-thrus do estacionamento de Jaraguá e da Justiça Federal (Serraria) e os pontos fixos do Maceió Shopping (Mangabeiras), Pátio Shopping (Benedito Bentes), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Praça do Terminal do Osman Loureiro, área externa do Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) e Papódromo (Vergel do Lago). A prefeitura também continuará vacinando, com a primeira dose, os idosos a partir de 60 anos. 

Distribuição para os municípios

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 tem avançado semanalmente em Alagoas com a chegada de novas doses de imunizantes. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já iniciou a distribuição da nova remessa de doses nesta sexta-feira (16), a começar pelas cidades de Maceió, entre outras localizadas na região metropolitana, e também por Arapiraca. O Estado já recebeu 740.660 doses de CoronaVac e AstraZeneca e, com esse quantitativo, a maioria dos municípios alagoanos está perto de concluir a imunização dos idosos.

Finalizando o grupo prioritário de pessoas acima de 60 anos, o próximo público alvo da campanha a ser imunizado são as pessoas que possuem algum tipo de comorbidade, conforme determina o Plano Estadual de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19. A descrição para cada grupo de comorbidade prioritário foi definido pelos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), e pode ser acessado na Nota Técnica Conjunta 001/2021

Nesta nova etapa serão vacinados todos os pacientes renais, adultos com sindrome de Down, pessoas na faixa etária de 59 anos e que apresentem as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial em diferentes condições, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.

“Serão 18.500 alagoanos que serão imunizados nesta faixa etária dos 59 anos, que foram previamente determinados pelo Ministério da Saúde (MS). O quantitativo de doses recebidas foi dividido e Alagoas vai vacinar, também, a população quilombola, continuar vacinando profissionais de saúde e, claro, os pacientes com comorbidades, desde que ele esteja com 59 anos”, explica o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

As vacinas destinadas ao público de 59 anos com comorbidades serão da AstraZeneca. Ou seja, após tomar a primeira dose, a segunda dose do imunizante será aplicada no período de três meses. Quanto à remessa do imunizante CoronaVac, esta ficará retida no Programa Nacional de Imunizações em Alagoas (PNI-AL) para segunda dose.