Municípios

Alunos de União dos Palmares e Maceió recebem prêmio do ´´MPT na Escola´´

Projeto busca incentivar a participação de crianças e adolescentes no combate ao trabalho infantil

Por Redação com Assessoria MPT 23/04/2021 15h03
Alunos de União dos Palmares e Maceió recebem prêmio do ´´MPT na Escola´´
Foto: Assessoria

Sete escolas de União dos Palmares e três instituições públicas de ensino de Maceió receberam, ao longo deste mês, a premiação da edição 2019 do projeto MPT na Escola. Com foco nos temas “combate ao trabalho infantil” e “aprendizagem profissional”, o prêmio, que é realizado pelo MPT em parceria com secretarias municipais de educação, abrangeu cinco categorias e contou com a participação de alunos do ensino fundamental de escolas públicas.

Na última terça-feira (20) foi realizada, em União dos Palmares, a entrega de placas simbólicas e de valor em dinheiro a estudantes, professores e coordenadores pedagógicos das escolas vencedoras. A solenidade contou com a presença da procuradora do MPT Virgínia Ferreira. Entre os destaques estão a aluna Gerlayne Ferreira da Silva,  que conquistou o 1º lugar nacional na categoria Conto; A Escola Padre Donald R. Macgillivray, também em União dos Palmares, foi premiada pelo destaque nacional com a primeira colocação na Categoria Desenho – ambas no grupo de alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental, com os estudantes Erick Cabral da Silva e Wanderson dos Santos Neves.

No mesmo grupo, o município também foi 5º colocado na categoria Música; 6º colocado na categoria Curta-metragem, com a Escola Joaquim Gomes de Araújo; e venceu em 6º lugar na categoria Poesia, representado pela Escola Maria Mariá de Castro Sarmento. A Escola Padre Donald R. Macgillivray ainda levou a 3ª colocação na categoria Curta-metragem e a Escola Salomé da Rocha Barros foi 7ª colocada na categoria Desenho, ambas do Grupo 1 – formado por alunos do 4º e 5º anos. Os alunos e equipes das escolas também receberam a premiação.


Em União dos Palmares, as aulas já foram retomadas no sistema híbrido e, os alunos vencedores receberam a premiação nas próprias escolas onde estudam. Nas unidades de ensino, adotou medidas para proteger a comunidade escolar do risco de contágio pela Covid-19. Dentre as medidas, estão a aferição de temperatura, utilização de máscaras, distanciamento entre os estudantes nas salas de aula e disponibilização de álcool em gel em locais de fácil acesso.


“União dos Palmares tornou-se referência em qualidade de ensino em Alagoas. O resultado do compromisso do gestor público municipal e de sua equipe é evidenciado pelo destaque que os seus alunos tiveram a nível nacional, competindo com estudantes de todo o país. É gratificante testemunhar o empenho do município ao possibilitar a volta dos alunos às aulas presenciais, de forma segura, num momento de muita fragilidade e incertezas por que passamos, em que as crianças e adolescentes, mais do que nunca, precisam estar protegidos na escola”, disse a procuradora Virgínia Ferreira.

A premiação do MPT na Escola de 2019 foi entregue neste ano por conta da paralisação das atividades escolares em todo o estado, devido à pandemia do coronavírus.

 

Premiação na capital

Já nos dias 8 e 9 de abril, foi a vez da capital alagoana receber a premiação pela conquista nacional em três categorias, com trabalhos produzidos por alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental. O município conquistou o 2º lugar na categoria Música, com a Escola Pedro Suruagy; venceu em 5º lugar na categoria Poesia, representado pela Escola Audival Amélio da Silva; e foi 6º colocado na categoria Conto, com a Escola João Feitosa.

 

O projeto

O Prêmio MPT na Escola integra um dos eixos do Projeto Resgate a Infância, promovido pelo Ministério Público do Trabalho, e tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. O prêmio busca reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.