Municípios

Mesmo com flexibilização, Abrasel cobra avanço na abertura de bares e restaurantes

Associação pede que medida inclua o funcionamento de estabelecimentos no horário noturno

Por Redação com GazetaWeb 28/04/2021 15h03
Mesmo com flexibilização, Abrasel cobra avanço na abertura de bares e restaurantes
Foto: Reprodução

Uma nova atualização no decreto de Distanciamento Social Controlado foi anunciada pelo Governo do Estado, nessa terça-feira (27). A medida permite flexibilização no funcionamento de bares e restaurantes no funcionamento aos finais de semana. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel/AL) até que celebrou a decisão, mas pediu que a ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos avance, contemplando também o período noturno.

O presidente da associação, Thiago Falcão, comentou sobre a medida e mostrou insatisfação. "Mais um passo foi dado no processo de flexibilização para bares e restaurantes, e, agora, podemos trabalhar durante os finais de semanas, com a abertura das praias. É uma medida importante para o nosso setor, mas pedimos que o governo continue avançando e que, já na semana que vem, a gente possa adequar o funcionamento ao horário noturno", disse.

Segundo Falcão, a medida não contempla os estabelecimentos que não estão podendo funcionar em razão do impedimento de atuar durante o horário noturno.

"Há diversos estabelecimentos que estão funcionando de forma reduzida ou estão impossibilitados de funcionar por conta da adequação de horário. Esperamos que, semana que vem, a gente possa retomar nossas atividades de forma plena, seguindo todos os protocolos e cuidados que já estamos divulgando desde o início da pandemia. Pedimos esse entendimento ao governo, para que a gente possa continuar avançando no processo de flexibilização", disse.

Flexibilização do novo Decreto

Durante coletiva nessa terça-feira (27), o Governo de Alagoas anunciou a flexibilização do decreto de Distanciamento Social Controlado, mantendo, porém, todo o estado na Fase Vermelha. Após as constantes cobranças do setor produtivo, os estabelecimentos poderão funcionar durante todos os dias da semana, enquanto bares e restaurantes poderão reabrir aos fins de semana, mas com horário restrito. Além disso, as praias e o calçadão da orla marítima também ficam liberados para uso aos finais de semana.

Conforme anunciado na coletiva, os estabelecimentos comerciais situados nas ruas poderão funcionar todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, até as 17h. Já as lojas localizadas em shoppings poderão abrir até as 20h. Aos finais de semana, bares e restaurantes poderão abrir até as 16h.

Além da liberação das praias, as academias também ficarão liberadas para funcionamento aos sábados. Marinas e equipamentos similares estão autorizados a funcionar.

A partir desse novo decreto, visitas e entrega de feiras aos reeducandos do sistema prisional alagoano poderão ser retomadas. Também fica liberado o funcionamento de espaços para a prática esportiva, como quadras e campos, desde que a ocupação máxima seja de 25 pessoas.