Municípios
Animais silvestres voltam para natureza no Parque Municipal de Maceió
Os cágados foram recuperados pela população que vive ao redor do equipamento
Nesse domingo (9), os colaboradores do Parque Municipal reintroduziram cinco animais silvestres à natureza. Os cágados, dois de barbicha (Phrynops geoffroanus) e três muçuãs (Kinosternon scorpioides), foram recuperados pela população que vive ao redor do Parque.
Com a liberdade de locomoção que a espécie possui, é comum que alguns animais saiam do seu habitat natural e se desloquem para as casas da população devido a reserva ambiental está localizada dentro dos limites urbanos.
“Infelizmente, não podemos controlar por onde se locomovem e procuram seus alimentos. A população tem um papel importante tirando os animais do perigo que a cidade oferece e nos devolvendo. A reintrodução é fundamental para o equilíbrio da nossa fauna e flora.” - afirmou a coordenadora dos Parques de Maceió, Rafaela Brito.
Os colaboradores do equipamento realizaram nos animais silvestres exames para verificar se existe algum problema que prejudique a permanência deles no local. Os bichos passam a ser monitorados e alimentados para que se recuperem. Após um determinado prazo, eles são reintroduzidos na natureza.