Municípios
Prédio com risco de desabamento é demolido no Pinheiro nesta quarta-feira (19)
Moradores passaram a ser atendidos pelo Programa de Compensação Financeira da Braskem
Na manhã desta quarta-feira (19), o prédio com risco de desabamento na Travessa Francisco Freire Ribeiro, no bairro Pinheiro, começou a ser demolido na manhã. O edifício de três andares, com oito apartamentos, estava situado na área afetada pelo afundamento de solo provocado pela extração de sal-gema.
De acordo com a Prefeitura de Maceió, a demolição do prédio está sendo realizada por empresa especializada contratada pela Braskem, por meio do Termo de Cooperação com o Município, e atende solicitação da Defesa Civil da capital, pois havia risco para a população que passava pelo entorno.
Segundo o relatório de inspeção predial, “a edificação apresenta risco iminente de desmoronamento, a julgar pelas características das lesões identificadas nos seus elementos estruturais, associado à supressão aleatória de algumas paredes”.
A estrutura apresentava rachaduras e esmagamento de paredes do prédio que ainda estavam em evolução, o que apontava para o risco iminente de desabamento.
O edifício tinha recomendação de realocação pela Defesa Civil desde 2019, quando o prédio foi inserido no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias.
Os moradores passaram a ser atendidos pelo Programa de Compensação Financeira da Braskem após termo de acordo firmado entre a mineradora e os órgãos de controle.