Municípios
Governo inicia desativação da Operação Carro-Pipa
Companhia irá realizar a perfuração de 790 poços e implantação de 2.194 cisternas em 191 municípios nordestinos
A Operação Carro-Pipa Federal é uma ação emergencial voltada a atender a população que sofre com a seca nas áreas rurais. A estratégia do governo para emancipação dos carros-pipa será executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasp) com a perfuração de 790 poços e implantação de 2.194 cisternas em 191 municípios nordestinos. Em Alagoas, foram beneficiados 29 municípios.
“Vários estados do Nordeste Setentrional vivem em um estado de emergência em relação à segurança hídrica. Estamos fazendo um trabalho de identificação das comunidades que têm a maior necessidade para levarmos ações, como a perfuração de poços e a instalação de cisternas, de maneira a emancipar esses locais da necessidade do carro-pipa”, destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) liberou cerca de R$ 39,4 milhões para a perfuração de poços e R$ 17,5 milhões para a implantação de cisternas nos nove estados nordestinos.
Além dos municípios alagoanos, os carros-pipas deixarão de abastecer 42 municípios na Bahia, 12 no Ceará, quatro na Paraíba, 47 em Pernambuco, três no Piauí, 47 no Rio Grande do Norte, três em Sergipe e quatro no Maranhão.
A solicitação de atendimento pela Operação é feita pelos municípios diretamente à Sedec. A demanda é encaminhada ao Exército, que faz uma avaliação técnica em conjunto com a prefeitura. Constatada a necessidade, o município é incluído na operação e passa a receber água por meio dos carros-pipa contratados pelo Governo Federal.
Em março deste ano, a Operação Carro-Pipa foi suspensa em Alagoas por falta de recursos federais. Na ocasião, 137 mil pessoas distribuídas em 600 localidades da zona rural de 42 municípios do Sertão e Semiárido do estado ficaram sem abastecimento.