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Operação do Procon autua três agências bancárias de Maceió

Fiscalização teve início em junho e agências foram autuadas por inconformidades no atendimento ao cliente

Por Redação com Assessoria 10/06/2021 14h02 - Atualizado em 10/06/2021 15h03
Operação do Procon autua três agências bancárias de Maceió
A “operação fila de banco foi realizada no Centro de Maceió - Foto: Procon Maceió

O Procon Maceió autuou, esta semana, seis agências bancárias de Maceió durante fiscalização batizada de "Fila de Banco". O objetivo foi apurar diversas denúncias feitas pelos consumidores, principalmente casos de inconformidades no atendimento. Entre as reclamações, foram constatadas a má prestação de serviços, tempo para iniciar atendimento acima do permitido e a fila de consumidores aguardando atendimento fora da agência.

“O nosso objetivo é monitorar, fiscalizar e apurar essas denúncias, principalmente a demora no atendimento. Essa operação é um meio de garantir aos cidadãos um atendimento presencial mais humanizado. Por isso, em casos de inconformidades no atendimento, é essencial que os consumidores formalizem as denúncias para que sejam tomadas todas as medidas necessárias”, afirma Leandro Almeida, diretor executivo do Procon Maceió.

De acordo com a Lei Municipal nº 5.516 de 2006, o tempo máximo de espera na fila do banco é de até 20 minutos. Em vésperas ou pós-feriados prolongados, dias de pagamentos dos funcionários públicos, vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimento de tributos municipais, estaduais e federais, o tempo pode chegar até 30 minutos.

A lei também determina, que é dever de cada instituição bancária fornecer senhas com data e hora aos usuários no ato da espera do atendimento.

O consumidor que identificar ou suspeitar de irregularidade, pode acionar o órgão por meio dos telefones: 0800 082 4567 ou no WhatsApp (82) 98882-8326.

Atendimentos presenciais


Os atendimentos presenciais do Procon, estão sendo realizados na unidade do Centro Universitário Uninassau, no bairro do Farol. Além da sede da antiga FAT, atual Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), no Barro Duro.

O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para formalizar as denúncias, é necessário entregar as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e demais documentos que forem necessários para comprovar as reclamações de abuso aos direitos do consumidor.