Municípios

Com baixa adesão, municípios de Alagoas ampliam público e prazo para vacinação contra Influenza (H1N1)

Tendo em vista a baixa adesão, o Ministério da Saúde orientou neste sábado (3) que Municípios passem a vacinar contra a gripe toda a população. Ficou a cargo de cada secretaria de saúde decidir a melhor maneira de ampliar a imunização

Por Redação com Jornal de Alagoas 07/07/2021 17h05
Com baixa adesão, municípios de Alagoas ampliam público e prazo para vacinação contra Influenza (H1N1)
Frascos de vacina contra Influenza - Foto: Reprodução

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, Maceió, Penedo, Arapiraca, e Marechal Deodoro ampliaram, nesta segunda-feira (5), a vacinação contra a Influenza (H1N1) para todas as suas populações a partir dos seis meses de idade. A Campanha Nacional foi prorrogada e seguirá enquanto durarem os estoques dos imunizantes.

De acordo com ofício encaminhado pelo Ministério da Saúde aos Estados e Municípios, as coberturas vacinais em todas as esferas estão baixas e heterogêneas, o que pode levar a formação de bolsões de pessoas não vacinadas contra a Influenza (H1N1), favorecendo o aparecimento da doença e suas complicações, em especial nos grupos de maior risco.

“Os da Campanha registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até o dia 28/6/2021, do total de pessoas que devem ser vacinadas nas três etapas da campanha (79,7 milhões), foram vacinadas 37,9% (32.155.321) da meta de no mínimo 90%. Dentre os grupos com as mais baixas coberturas estão, as crianças com cobertura de 61,9% (9.935.203), gestantes com 52,7% (1.125.196), não tendo sido atingida a meta em nenhuma Unidade Federada para esses dois grupos; e puérperas com 57,7% (202.812) de vacinadas, os idosos com cobertura de 47,5% (14.338.023, sendo que a meta não foi alcançada para nenhum dos grupos”, diz trecho do documento

Para se vacinar em Maceió

Todos podem se dirigir até uma das 53 Unidades de Saúde que estão aplicando a vacina, de 8h às 16h, exceto as exclusivas para a vacinação contra a Covid-19.

A população pode se dirigir ainda, das 9h às 16h, de segunda-feira a sábado, ao Mercado da Produção, no estacionamento da Feirinha de Artesanato; na Feirinha do Tabuleiro, próximo ao Cesta de Alimentos; e no Centro da cidade, próximo a Igreja do Livramento. Já nos Shoppings Pátio (Benedito Bentes), Maceió (Mangabeiras) e Parque (Cruz das Almas), o horário é das 14h às 20h, todos os dias.

Para se vacinar, é necessário levar cartão de vacinas e documento com identificação com foto. Puérperas também precisam levar a certidão de nascimento do filho/filha, cartão de gestante ou documento emitido pelo hospital que realizou o parto.

Já os trabalhadores da saúde devem apresentar documentação que comprove o exercício profissional atual, a exemplo do contracheque, declaração emitida pelo estabelecimento de saúde onde atua ou carteira do respectivo conselho profissional.

Também seguindo recomendação do Ministério da Saúde, é necessário que a pessoa que se imunizou contra a Covid-19 espere, ao menos, 14 dias para receber a vacina da Influenza (H1N1).

Para se vacinar em Penedo

As pessoas devem procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS), portando o Cartão de Vacinação para então ser imunizada.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, quem se vacinou recentemente contra Covid-19, deverá aguardar o período de quatorze dias para poder tomar a vacina contra Influenza (H1N1).

A Prefeitura de Penedo alerta que a Central de Vacinação Contra Covid-19 não será utilizada na campanha de imunização da gripe Influenza (H1N1).

A vacinação ocorre em todas as 20 unidades de saúde do município, no horário de 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

Para se vacinar em Arapiraca

Em Arapiraca, a vacinação contra a Influenza (H1N1) ocorre nas Unidades Básicas de Saúde e também nos Centros de Saúde.

Para se vacinar, o arapiraquense deve levar um documento oficial com foto, Cartão Nacional de Saúde e a caderneta de vacinação.

Para se vacinar em Marechal Deodoro

A aplicação das doses ocorrerá nas unidades de saúde de todo o município, seguindo os horários de funcionamento de cada posto. Basta apenas que o cidadão esteja com seu cartão do SUS em mãos e os documentos de identificação. É necessária uma atenção especial para quem tomou outro tipo de vacina no período. A dose contra a Influenza (H1N1)só poderá ser aplicada após o período de 14 dias da sua última vacina.

Havendo choque entre as datas, a unidade de saúde fará o acompanhamento e agendará uma nova data para a pessoa.