Municípios
Prefeito de Coruripe e superintendente da Sedetur apresentam projeto para Ceasa de Coruripe
O prefeito Marcelo Beltrão tem expectativas de que o projeto permita que os agricultores abasteçam toda a região Central de Coruripe
O prefeito Marcelo Beltrão recebeu, em Coruripe, o superintendente de Desenvolvimento Setorial e Regional da Sedetur, Alay Correia, e do consultor em Agricultura e Pesca, Mário Broad, para discutir investimentos para as feiras e mercados de Coruripe e projetos para o fortalecimento da pesca. A visita aconteceu nesta quarta-feira (07).
Acompanhado do secretário de Indústria, Comércio, Pesca e Aquicultura, Gastão Lessa, e do diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura, Leonardo Beltrão, o prefeito apresentou as instalações do Mercado Público e discutiu formas de viabilizar a implantação de uma Central de Abastecimento no município, através do programa Alagoas Maior, que apoia atividades produtivas identificadas nos arranjos produtivos locais (APL).
No encontro, foram discutidas também alternativas para viabilizar uma Unidade de Processamento do Pescado produzido no município e o melhoramento da cadeia da pesca na região.
Segundo o prefeito Marcelo Beltrão, a implantação da Central de Abastecimento de Coruripe vai impulsionar a economia local e regional, reduzindo os custos de negociação, sem a necessidade do atravessador e não haverá gastos com o frete para o deslocamento para comercialização em outras cidades.
O prefeito destaca que deseja implantar a Ceasa em um galpão inutilizada no Mercado Público, que será o local onde a produção agrícola do município poderá comercializar seus produtos.
O superintendente de Desenvolvimento Setorial e Regional da Sedetur, Alay Correia, explicou como funcionará a parceria da Sedetur com a Prefeitura de Coruripe para viabilizar os Arranjos Produtivos Locais.
“Através de um diagnóstico das potencialidades do município, o Governo do Estado, por meio da Sedetur, irá apoiar as cadeias produtivas, associações e cooperativas para assegurar a prospecção de mercado. Grande parte dos agricultores sabe produzir, mas têm dificuldade na comercialização e nós entramos aí, apoiando o processo de produção, melhorando a segurança alimentar. A partir daí agregamos valor a essa produção e direcionamos o mercado para a comercialização desses produtos, o que irá gerar renda e melhorar a qualidade de vida do produtor de Coruripe”, frisou o superintendente.
O projeto de implantação da Central de Abastecimento de Coruripe conta ainda com o apoio técnico Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).