Municípios

Com problemas nas ruas, moradores de Marechal fecham acesso a povoados.

População fechou acesso a um povoado em protesto por pavimentação e drenagem das ruas

Por Redação com Gazetaweb 19/07/2021 14h02 - Atualizado em 19/07/2021 14h02
Com problemas nas ruas, moradores de Marechal fecham acesso a povoados.
De acordo com a prefeitura, um novo projeto será iniciado em 40 dias - Foto: Reprodução

Moradores do município de Marechal Deodoro fizeram um bloqueio ao acesso do Povoado Riacho Velho, a manifestação ocorreu na manhã desta segunda (19). Os manifestantes exigiram pavimentação e drenagem em ruas de, pelo menos, três lugarejos.

Informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Alagoas dão conta de que a manifestação foi iniciada por volta de 4 horas. O ato foi encerrado por volta de 7h35, com a pista totalmente liberada.

Os moradores da região fecharam a pista utilizando galhos de árvores e pneus velhos. Em seguida, atearam fogo nos materiais e pediram providências aos povoados Bica da Pedra, Auxiliadora e Riacho Velho.

Eles relataram que as ruas destes lugares precisam, urgente, de pavimentação e drenagem. Sempre que chove, os acessos ficam bloqueados pelas poças de lama que se formam.

Nota da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SEMINFRA) informa que as vias de acesso ao povoado Riacho Velho teve o projeto de pavimentação em paralelo e drenagem iniciado. Entretanto, alguns problemas foram encontrados, por tratar-se de uma via de acesso único. A pavimentação em paralelo exige um prazo de, no mínimo, 30 dias para a "cura" da obra, não podendo haver circulação nenhuma de veículos durante esse processo.

Pensando no bem-estar dos moradores, a Prefeitura de Marechal Deodoro refez o projeto e deve retomar a obra já com a drenagem e pavimentação em asfalto, que exige um tempo de obra menor. O projeto já está em processo licitatório e deve ser iniciado em cerca de 40 dias, a depender somente dos prazos e exigências jurídicas.

Paliativos

Em períodos de fortes chuvas, algumas vias ficam prejudicadas. O programa municipal PREVENIR - Comitê de Prevenção às Enchentes vem realizando o trabalhado de melhoramento de acesso, patrolamento das ruas e implantação de bombas para a drenagem das águas acumuladas.

Na região do Riacho Velho esse trabalho já vem sendo desenvolvido há 4 meses, até que toda a via seja pavimentada e o problema sanado de vez.