Municípios
Moradores do Vergel do Lago protestam contra demolição de barracos da Orla Lagunar
Prefeitura divulgou uma nota informando que as demolições aconteceram somente em barracos desocupados
Na manhã desta quinta-feira (29), moradores e pescadores do bairro Vergel do Lago iniciaram um protesto contra a demolição de barracos que ficam na orla lagunar. Segundo os manifestantes, a demolição aconteceu sem aviso prévio da prefeitura e os barracos eram utilizados como moradia e local de armazenamento de pesca.
Os moradores também questionam o valor do benefício aluguel social, que é disponibilizado pelo município, e a transferência de famílias para residenciais no bairro Benedito Bentes, na parte alta da cidade.
O protesto começou nesta manhã e até as 13h ainda não havia terminado. Os manifestantes chegaram a queimar alguns objetos para evitar que outros barracos fossem derrubados.
A Prefeitura divulgou uma nota informando que as demolições aconteceram somente em barracos desocupados, para construção de um conjunto habitacional na região.
"A Secretaria Adjunta de Habitação mantém há seis meses um trabalho permanente de cadastramento de moradores, conscientização e retirada de barracos desocupados para dar continuidade às obras do Residencial Parque da Lagoa, que vai beneficiar mais de 7 mil pessoas da orla lagunar", diz trecho da nota da prefeitura.
O Gerenciamento de Crises da Polícia Militar foi acionado ao local para tentar negociar com os manifestantes. A via começou a ser liberada
Veja abaixo a íntegra da nota do Município:
A Secretaria Adjunta de Habitação mantém há seis meses um trabalho permanente de cadastramento de moradores, conscientização e retirada de barracos desocupados para dar continuidade às obras do Residencial Parque da Lagoa, que vai beneficiar mais de 7 mil pessoas da orla lagunar. A previsão é que até o fim deste ano 50% do residencial Parque da Lagoa seja entregue, atendendo a demanda de parte da população da orla lagunar.
Desde o início do ano, mais de 200 famílias optaram por serem beneficiadas com uma unidade no residencial Oiticica 1, no Benedito Bentes, desocupando as moradias precárias que vêm sendo demolidas em ações pontuais. As demais estão sendo atendidas pela Assistência Social, com inclusão em programas socioassistenciais até que sejam beneficiadas com uma unidade habitacional.
A Prefeitura reforça que as demandas continuam sendo ouvidas e discutidas em reuniões que vêm acontecendo com representantes dos moradores e das Secretarias de Habitação e Assistência Social.
*Com informações do G1