Municípios
Casas atingidas por afundamento de solo desabam no bairro do Pinheiro nesta manhã
Um imóvel desocupado desabou e queda afetou uma outra casa desocupada, bairro passa por problemas de infraestrutura desde 2018
Uma casa desocupada desabou na manhã desta sexta-feira (6), ela estava localizada na Rua Santo Antônio, no bairro do Pinheiro, em Maceió. O imóvel estava desocupado devido às rachaduras e afundamento do solo, que afeta a região desde 2018, causado pela mineradora Braskem.
A queda do imóvel de três pavimentos também danificou uma outra casa próxima, o Corpo de Bombeiros foi acionado e três viaturas com sete militares foram empregados na ocorrência. Ainda não há relatos de vítimas.
A Defesa Civil também foi acionada e está apurando a verdadeira causa do incidente. Segundo o órgão, o local será isolado.
"O protocolo é isolar um perímetro de segurança, por mais que a residência esteja desocupada, de acordo com o monitoramento, a Defesa Civil optou por chamar o Corpo de Bombeiros com os cães farejadores para verificar se realmente ninguém havia se ferido", explicou o coordenador geral da Defesa Civil Abelardo Nobre.
Equipes fizeram o isolamento da área por causa do risco de novos desabamentos e orientaram os moradores que ainda estão em casas próximas.
"O principal motivo da queda foi a movimentação do solo, um fator que potencializou o desabamento foram as chuvas, a água deve ter ficado armazenada, o que forçou a edificação". Comentou o coordenador da Defesa Civil.
Ainda segundo a Defesa Civil, o desabamento pode ter ocorrido por causa das fortes chuvas que caíram em Maceió nos últimos dias. A água, conforme o órgão, deve ter ficado armazenada num só lugar, o que forçou a edificação.