Municípios

Com alto volume de chuva, toneladas de lixo se acumulam na praia da avenida em Maceió

Prefeitura retirou mais de 300 toneladas de resíduos na faixa de areia do local

Por Redação com Assessoria 07/08/2021 16h04 - Atualizado em 07/08/2021 16h04
Com alto volume de chuva, toneladas de lixo se acumulam na praia da avenida em Maceió
Devido as chuvas, quantidade de resíduos aumenta significativamente - Foto: Ascom Sudes

A capital alagoana registrou nesta semana um volume de chuva maior que o esperado. De acordo com o monitoramento da Defesa Civil de Maceió, somente em cinco dias choveu 89% da chuva esperada para o mês agosto. Dessa forma, o acúmulo de lixo na praia da Avenida aumenta significativamente. Somente nesta sexta-feira (6) e sábado (7), a Prefeitura de Maceió retirou mais de 300 toneladas de resíduos na faixa de areia por trás do Centro Pesqueiro. O serviço será concluído durante a próxima semana.

Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Com a ajuda de duas retroescavadeiras, cerca de dez agentes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) já retiraram cerca de 18 caçambas de lixo. Esse material, em sua maioria recicláveis e resíduo domiciliar, é proveniente de descartes irregulares feitos por toda cidade e chega até as praias através do Riacho Salgadinho.

Para Robert Wagner, assessor especial da Sudes, é necessário mais consciência da população.

No meio dos resíduos encontrados na praia nós vemos muitas garrafas pets, móveis inservíveis, coisas que não deveriam ser jogadas dessa forma. A Prefeitura oferece os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para que o cidadão descarte seu reciclável e oferta a Coleta de Volumosos, onde o cidadão tem seu material inservível recolhido em sua residência. Então, consideramos isso falta de consciência ambiental da população”, disse.

Além da limpeza, a Sudes continua fazendo um trabalho preventivo de pode de árvores e atendendo a chamadas de emergências para os casos de árvores que caem nas ruas e praças.

No início da semana, a diretoria de arborização, em parceria com os Bombeiros, recolheu duas árvores – uma na Santa Amélia e outra no bairro do Poço – que haviam tombado. Outro ponto que recebe atenção é a orla, onde os coqueiros são podados diariamente.

Poda de árvore foi intensificada pela Sudes durante esta semana. Foto: Ascom Sudes

Para solicitar a poda de árvore ou a coleta de volumosos, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Monitoramento da Sudes através do 0800 082 2600 ou WhatsApp 9802-4834, enviando fotos ou vídeos do local.