Municípios

Prefeito de Poço das Trincheiras se reúne com presidente do Fecomércio AL para discutir parceria

Encontro visou um projeto de cooperação com o objetivo de capacitar a mão de obra no município

Por Redação com Assessoria 19/08/2021 10h10
Prefeito de Poço das Trincheiras se reúne com presidente do Fecomércio AL para discutir parceria
Divulgação - Foto: Assessoria

José Valmiro Gomes (PSDB-AL), prefeito do município alagoano de Poço das Trincheiras, se reuniu nesta quarta-feira (18) com Gilton Lima, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), na sede da entidade. O encontro foi articulado pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros, que acompanhou a reunião.

O objetivo foi buscar parcerias com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac visando a capacitação de mão de obra para fomentar emprego e renda na cidade. “Estamos à disposição para fazer convênios. Podemos ajudar, por meio do Instituto Fecomércio, a perceber quais cursos e ações irão contribuir com o município”, disse Lima.

Segundo dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), vinculado ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o município alagoano de Poço das Trincheiras tem 893 trabalhadores formais, sendo 672 funcionários públicos e 221 celetistas.

A possibilidade de contar com a expertise do Sistema para ajudar na ação foi bem aceita pelo gestor público. Para o prefeito, a capacitação irá contribuir para a manutenção de profissionais qualificados na cidade, pois muitos jovens buscam oportunidades em outras regiões. Além disso, políticas públicas na área da agricultura serão fundamentais, uma vez que o município tem 85% da população morando na área rural.

O grande problema é compreendermos a realidade para investirmos dentro dessa concepção, porque senão nós vamos ficar eternamente naquela situação onde o serviço público é o maior empregador”, complementou.

Números


Em Poço das Trincheiras, os setores de Comércio e Serviços respondem por 22,75% da geração de riqueza, enquanto a participação da Administração Pública chega a 66,16%, segundo o IBGE.

Em número de empresas ativas, 146 são do Comércio e Serviços, cinco são da Indústria e quatro são da Construção Civil, conforme dados da Receita Federal. Os números foram apresentados pelo assessor econômico da Fecomércio, Victor Hortencio.

Apesar da geração de riqueza do Comércio ficar atrás do poder público, houve uma evolução nos últimos anos. Se em 2010 o valor gerado pelo setor foi de R$ 7 milhões, em 2018 saltou para R$ 20 milhões”, ressaltou.

Já a atuação da Federação foi apresentada pelo superintendente Allan Souza, que explicou que as ações focam no fortalecimento sindical, na defesa dos interesses da categoria do Comércio de Bens, Produtos e Serviços, e na capilaridade dos serviços prestados pelo Sistema Fecomércio em Alagoas; tudo visando a defesa dos direitos e interesses dos representados.

A reunião ainda contou com a participação de Antonio Vieira, diretor da Fecomércio e presidente do Sincofarma AL; Cléa Costa, diretora de Programas Sociais do Sesc, no ato representando a diretora regional, Maria Ivanilda Santos; e os secretários municipais de Governo, Rafael Lucas, e da Saúde, Luzinha Barboza.