Municípios
Prefeitura de Marechal explica nova rotina para alunos da rede de ensino municipal
Com retorno das aulas nesta segunda-feira (23), estudantes são orientados sobre medidas contra Covid-19
A Prefeitura de Marechal Deodoro deu início ao volta às aulas presenciais, no município, na manhã desta segunda-feira (23). Seguindo todo o protocolo de segurança e uma nova rotina acadêmica, a Secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, estruturou todas as unidades escolares e capacitou os servidores.
Todas as unidades educacionais receberam placas de sinalização, totens com álcool 70%, tapetes sanitizantes e uma nova logística para garantir o retorno das atividades escolares com segurança. Além disso, todos profissionais envolvidos na dinâmica escolar, desde os fiscais de ônibus aos professores, passaram por capacitação e treinamento, com o objetivo de assegurar que as novas normas sejam seguidas.
Diante do retorno, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, acompanhado da secretária de Educação, Karoline Flora, visitou algumas unidades educacionais, na manhã desta segunda-feira (23). A visita teve por objetivo recepcionar os alunos nesta retomada e vistoriar o cumprimento dos protocolos de segurança.
"Há meses nós vimos planejando esse retorno das aulas. Sempre procurando a melhor forma de garantir a saúde, mas também uma educação de qualidade. Assim, eu e a secretária Karol visitamos neste final de semana as escolas, para ver se estava tudo dentro dos conformes. E hoje, retorno a escola, para recepcionar os alunos neste recomeço. É desta forma que a gente vai se adaptando ao novo normal e garantir uma educação de qualidade e mais saúde para o nosso povo", afirmou o prefeito.
Nova rotina
Ao sair de casa, o aluno deve estar usando a máscara de proteção e trazer na bolsa uma máscara extra. Antes de embarcar no ônibus, o Fiscal que estará usando a máscara de acrílico, borrifará álcool nas mãos dos alunos e aferindo a temperatura; no caso de estar acima de 37.5 graus, o aluno será orientado a não embarcar no ônibus e procurar uma unidade de saúde.
Ao entrar no ônibus, o aluno será acomodado nas cadeiras que não possuam marcação, respeitando o limite de lotação de cada veículo;
Assim que chegar na escola, logo na entrada, o aluno passará pelo tapete sanitizante para higienização dos seus calçados e terá sua temperatura aferida novamente: em caso de estar acima de 37.5 graus, o aluno ficará em isolamento na escola e a família será contatada para que o busque. Esse aluno deve ficar em observação, sem vir à escola, até que se tenha certeza de que o mesmo não esteja com Covid-19.
Com a temperatura normal, o aluno higieniza as mãos no totem de álcool em gel e segue para a sala de aula, onde deverá sentar na cadeira que não está marcada, obedecendo ao distanciamento social. O Professor estará de máscara e tomando todos os cuidados com a saúde de toda a turma. No caso do aluno sentir sede, será encaminhado ao bebedouro, com sua garrafinha, de forma ordenada e sem aglomeração, para encher de água.
"Trabalhamos bastante para assegurar um retorno das aulas com segurança e qualidade. Todos nossos servidores foram capacitados e estão prontos para atender a qualquer eventualidade. A saúde é nossa prioridade e a educação é a nossa base. Juntando as duas, conseguimos avançar e oferecer ao povo deodorense um futuro melhor", afirma a secretária de Educação.