Municípios
Marechal Deodoro recebe oficinas de Maracatu em parceria com o Projeto PerCULTURA
As inscrições estão abertas e podem ser feitas através da internet ou no local que sediará a oficina
Por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, Marechal Deodoro está recebendo o Projeto PerCULTURA, com uma oficina de Maracatu, até o dia 27 de agosto. As aulas especiais acontecem no Conservatório de Música da cidade, próxima a Casa de Câmara e Cadeia. As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando aqui ou no local sede da oficina.
A missão do projeto é difundir a cultura negra através de ações de Maracatu em todo o estado de Alagoas. Marechal Deodoro e seu potencial cultural não poderia ficar de fora dessa, por isso recebe a oficina com destaque. Iniciado nesta terça-feira (24), o projeto permanece na cidade até a sexta-feira (27), os inscritos terão uma imersão nesta cultura considerada patrimônio imaterial, o Maracatu.
As oficinas no município fazem parte de uma iniciativa conjunta com dois grupos da cidade, o Tambores de Odoyá e o Batuque ao Redor.
O palco de conhecimentos será o Conservatório de Música, ao lado da Casa de Cadeia. As inscrições estão abertas, permanecendo assim enquanto houver vagas.
Projeto PerCULTURA
Buscando parcerias com entes municipais, ongs e grupos percussivos o projeto é uma maneira de fortalecer a rede de grupos de maracatu em nosso estado. Ritmo feito pelos batuqueiros ou maracatuzeiros com seus Agogôs, Gongês, Xequerês, Alfaias e Caixas, em longos e animados cortejos carnavalescos.
Seu maior objetivo é a realização de oficinas de percussão em escolas e centros de cultura, estaduais ou municipais, desenvolvendo percepção musical, ritmo, baques do Maracatu, coordenação motora e estudo teórico sobre a percussão e o Maracatu.
Além disso, o projeto também prepara um núcleo de percussão para tocar nas atividades de novembro da Cidade e colabora com a formação crítica de alunos com transformação de cultura em arte, através da percussão. Cada ação desta colabora com a difusão e propagação do patrimônio imaterial nacional do Maracatu.