Municípios
Multas por infrações ambientais na Área de Proteção Ambiental de Murici somam R$ 157 mil
Operação realizada nos municípios de União dos Palmares, São José da Laje e Ibateguara constatou algumas infrações
As ações de fiscalização são um dos principais meios de coibir os crimes ambientais. Nesta semana, entre os dias 14, 15 e 16, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) realizou uma operação nos municípios de União dos Palmares, São José da Laje e Ibateguara, que compõem a Área de Proteção Ambiental de Murici. Foram constatadas algumas infrações e por conta disso nove multas foram emitidas, somando cerca de R$ 157 mil.
A operação teve o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Durante as ações foram apreendidas duas espingardas, 45 gaiolas e alçapões e 29 aves silvestres. As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
Ainda durante a operação, foi constatado também que dejetos de porcos estavam sendo jogados no Rio Jacuípe, localizado entre os municípios de Ibateguara e Colônia Leopoldina. Os responsáveis pelas pocilgas foram autuados e intimados a efetuar a regularização no órgão ambiental.
O Gestor da APA de Murici, Lucas Gregório, conta que é fundamental que as ações de monitoramento e fiscalização sejam feitas constantemente, sobretudo nas Unidades de Conservação (UC), pois o principal objetivo da criação delas é a proteção da biota local.
“Vale salientar que dentro da UC tem a estação ecológica de Murici que tem uma variação imensurável de biodiversidade, onde são feitas várias pesquisas e projetos de todo o mundo”, reforça o gestor.