Municípios

Unidade Móvel do Hemoal Arapiraca está no bairro Brasília nesta quarta (22)

Ação tem o objetivo de manter estabilizado o estoque de sangue do órgão

Por Redação com Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas 22/09/2021 10h10
Unidade Móvel do Hemoal Arapiraca está no bairro Brasília nesta quarta (22)
Para doar sangue, voluntários devem ter 16 anos ou mais, boa saúde, mais de 50 quilos e estar usando máscara - Foto: Hemoal Arapiraca

A Unidade Móvel do Hemoal Arapiraca vai promover nesta quarta (22) coleta de sangue na Escola de Saúde Grau Técnico, situada na Rua Marechal Deodoro, no bairro Brasília. A ação, que ocorre das 7h às 16h, tem o objetivo de manter estabilizado o estoque de sangue do órgão. 

O Hemoal Arapiraca tem a missão de assegurar sangue e hemocomponentes para os moradores da II Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Entre as unidades que consomem o sangue captado pelo órgão, está o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), maior unidade hospitalar do interior do Estado.

Exigências 

Além de estar usando máscara e portando um documento de identificação com foto, os voluntários devem ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. É imprescindível que os menores de 18 anos estejam acompanhados dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Quanto às pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, há impedimento permanente para doar sangue. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Com relação às pessoas que tomaram as vacinas contra a Covid-19, é necessário respeitar um intervalo para se candidatar à doação de sangue. Se o voluntário tomou a CoronaVac, o intervalo é de 48 horas após cada dose, mas, se foi vacinado com os imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Jassen, a doação de sangue só pode ocorrer após o sétimo dia do recebimento da vacina, seja a primeira ou a segunda dose.

Novo Coronavírus 

Se o candidato à doação foi infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Contudo, se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada, basta aguardar 14 dias e, caso não apresente sintomas neste período, está liberado para se candidatar à doação de sangue.