Municípios
Vereador João Catunda anuncia vinda do FNDE a Alagoas em outubro
Objetivo é realizar força-tarefa em todos os municípios e agilizar na resolução de pendências que existem entre as prefeituras
Nesta segunda-feira (27), o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores de Maceió, João Catunda, comunicou que representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aceitaram o convite da comissão para vir a Alagoas realizar uma força-tarefa em todos os municípios. O objetivo é agilizar a resolução de pendências que existem entre as prefeituras e destravar investimentos para políticas de ensino, no momento de volta às aulas presenciais.
“Os representantes já programaram a visita na segunda quinzena de outubro. A ideia é também preparar as secretarias para viabilizar a estrutura necessária para este retorno com segurança, com apoio do Governo Federal”, explica Catunda. Segundo o vereador, os secretários têm encontrado dificuldades para manejar o sistema do FNDE.
“Será uma ótima possibilidade de tirar dúvidas e estreitar aos laços entre as gestões municipais de educação com o MEC e atrair mais programas para nosso Estado”. A declaração foi dada na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na reunião que aconteceu com secretários municipais de Educação.
Tecnologia
Catunda ainda defendeu que as secretarias de Educação de todos os municípios devem implantar o sistema híbrido de ensino e adotem a tecnologia como uma ferramenta que é essencial para o aprendizado nos dias de hoje.
“Acesso à internet e aos equipamentos como celular, tablet e notebook não é luxo, é direito. Os alunos da rede privada já têm em grande parte e os da rede pública, não. Isso é uma desigualdade educacional que precisa ser combatida com seriedade”, defendeu Catunda, que apresentou dados como os da Unesco, que atualmente existem cerca de cinco milhões de estudantes brasileiros sem equipamentos ou dados de internet.
O presidente da Comissão de Educação afirmou ainda que o leilão do 5G que vai acontecer no fim deste ano, no Brasil, contempla nele a ampliação de acesso à internet em todas as escolas do país, e isso resolveria o problema que existe em diversas escolas rurais ou de interiores distantes da capital.
Volta às aulas
O secretário municipal de Educação de Maceió, Elder Maia, explicou sobre o retorno das aulas presenciais. Falou da necessidade de ser construídos mais 30 centros municipais de educação infantil (CMEIs) e sobre o problema que existe das escolas perdidas com a situação do afundamento de cinco bairros pela tragédida de sal-gema pela Braskem. Elder Maia reconheceu ainda o trabalho desenvolvido pela campanha Volta às Aulas Segura, que foi realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores. "O vereador João Catunda é um parceiro e vem nos acompanhando nas visitas às escolas".