Municípios

Vereador delegado Fábio Costa propõe PL que regulariza comércio ambulante em Maceió

Programa demarcará as áreas para o exercício das atividades de comércio informal em vias públicas do município

Por Redação com Assessoria 28/10/2021 09h09
Vereador delegado Fábio Costa propõe PL que regulariza comércio ambulante em Maceió
O vereador delegado Fábio Costa (PSB-AL), autor do programa - Foto: Assessoria

O vereador delegado Fábio Costa (PSB-AL), protocolou, na Câmara Municipal de Maceió, o Projeto de Lei que institui o Programa Faixa Amarela. A iniciativa deve regularizar o comércio ambulante no município e demarcar as áreas onde os comerciantes podem exercer as suas atividades nas vias públicas de Maceió.

O Programa Faixa Amarela tem como objetivo promover o reordenamento e organização das atividades de comércio ambulante em todas as vias e logradouros públicos. De acordo com o propositor do PL, para que o Faixa Amarela entre em vigor, é preciso revogar a Lei Municipal n. 4.479/96 que proíbe o comércio ambulante de qualquer natureza nos calçadões do Centro de Maceió. A revogação dessa lei de 1996 também está inserida no PL do vereador.

É de conhecimento de todos que tais ocupações nunca deixaram de existir no Centro da cidade, por isso, nada mais justo que regularizar uma atividade que acontece todos os dias e não pode mais ser ignorada pelo poder público”, explica o vereador.

O PL também prevê o mapeamento dos ambulantes para sua regularização por meio do cadastramento e expedição de alvará de licença, uma medida de segurança que identificará os comerciantes.

O Faixa Amarela vai dar dignidade para os comerciantes informais, além de proporcionar mais segurança aos trabalhadores e clientes. Pessoas mal intencionadas, ou mesmo criminosos, como aqueles que assassinaram o motorista de aplicativo na Rua das Árvores, não terão espaço para se infiltrar entre os que trabalham de maneira honrada para levar o sustento para suas famílias”, pontuou Fábio Costa.

Comerciante no calçadão do Centro de Maceió há mais de 7 anos, Madson Ferreira acredita que o projeto beneficiará os ambulantes da área.

Eu dependo do Centro todos os dias, ganho meu pão aqui e dependo desse lugar para sustentar minha família. Acredito que o Projeto Faixa Amarela vai nos beneficiar e dar uma certa garantia pra quem trabalha aqui”, declara o ambulante.

O PL que institui o Programa Faixa Amarela segue em tramitação na Câmara Municipal de Maceió. Após passar pelas Comissões Permanentes, será votado em plenário pelos vereadores da Casa.