Municípios

Pilar inaugura primeira Casa de atendimento à mulher vítima de violência do Brasil

A Casa da Mulher Pilarense prestará diversos tipos de atendimento à mulher, inclusive advogadas para as vítimas de violência doméstica

Por Redação com Cada Minuto 01/11/2021 13h01
Pilar inaugura primeira Casa de atendimento à mulher vítima de violência do Brasil
Inauguração contou com a presença das madrinhas Elba Ramalho e Fátima Canuto - Foto: Reprodução

Nesse domingo (31), foi inaugurada a Casa da Mulher Pilarense, a primeira Casa destinada à saúde e atendimento da mulher vítima de violência do Brasil. A inauguração da Casa contou com a presença de suas duas madrinhas: a cantora Elba Ramalho e a deputada estadual Fátima Canuto, idealizadora do projeto.

O espaço conta com uma equipe multiprofissional para atender vítimas de violência doméstica, disponibilizando atendimentos de ginecologia, obstetrícia, psicologia, assistência, mastologia, consulta com cirurgiões plásticos, exames de ultrassonografia, mamografia, exames de punção, colposcopia e cardiotocografia, além de disponibilizar também advogadas.

Também será oferecida pela Casa da Mulher Pilarense práticas integrativas e complementares, como ioga, hidroginástica, pilates e aromaterapia.

A deputada Fátima Canuto conta que a Casa é um grande passo para o município e vai beneficiar várias mulheres. Fazendo a grande diferença no diagnóstico em fase inicial de doenças. Principalmente o câncer.

“Pensamos em um local com atendimento completo para essa mulher. A ideia é que a Casa se torne um espaço de acolhimento, atendimento às mulheres , dando a elas o direito de ter diagnóstico precoce, exames complementares e sejam encaminhadas para o tratamento em tempo hábil. Assim se torna referência em Alagoas. Essa é a nossa luta. Esse é o nosso objetivo maior: salvar vidas”
, disse a parlamentar.

Já o secretário da Saúde, Pedro André, explica que a Casa também irá acolher crianças vítimas de violência: “Iremos ofertar esse serviço no município do Pilar. Acredito que não tenha essa Casa em nenhum outro lugar do Brasil”.

O prefeito Renato Filho enfatizou que acredita que o projeto é fundamental para combater a violência doméstica e proporcionar uma saúde mais digna para as mulheres.

“É preciso pensar nas que mais precisam. E só vamos mudar a realidade delas através de projetos que realmente fazem a diferença. A Casa da Mulher Pilarense tem esse objetivo”,
disse o prefeito.

A parlamentar Fátima Canuto explicou por que a cantora Elba Ramalho foi escolhida como madrinha, e inclusive, a cantora aproveitou a oportunidade para contar sua história contra o câncer de mama.

“Elba foi escolhida porque inauguramos a casa em outubro no último dia do mês da campanha Outubro Rosa. Ela representa a força e a luta da mulher guerreira nordestina. Uma mulher que venceu a doença e está viva para contar a história e divulgar a importância de projetos como esse”,
explicou a deputada.

De acordo com o prefeito Renato Filho, Fátima foi escolhida como madrinha porque sempre sempre sonhou com um espaço para as mulheres.

“Ela sempre sonhou com esse projeto e nada mais justo do que chamá-la para ser madrinha do local. Sei o quanto a deputada luta pela saúde das mulheres e carrega essa bandeira. Além disso, ela também se preocupa muito com a questão do combate à violência. Vemos isso na prática”,
afirmou.

Estiveram presentes no evento de inauguração: a deputada estadual Jó Pereira, a Ex-presidente do Cosems, Izabelle Alcântara, a vice-prefeita Ivanilda Rodrigues, a superintendente de Políticas para as Mulheres, Dilma Pinheiro, a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, Olga Miranda, o presidente do Cosems, Rodrigo Buarque, as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, vereadores e secretários municipais.