Municípios
Prefeito JHC assina acordo de cooperação para implantar o app Táxi-Maceió
Nas próximas semanas deve ser divulgada a data em que o aplicativo entrará em funcionamento
Na última sexta-feira (29), o prefeito de Maceió, JHC, se reuniu com o secretário da Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro, Pedro Paulo. Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação técnica para implantar na capital o app gratuito Táxi-Maceió, mesma plataforma tecnológica do Táxi-Rio.
Ao adotar a tecnologia, pode se notar uma tentativa de resgatar a dignidade da categoria dos taxistas, que enfrentam algumas dificuldades com o alto número de aplicativos de transporte disponíveis atualmente.
“Da forma mais democrática possível, todo o processo vem sendo amplamente conversado com os taxistas. A partir desse acordo de cooperação, vamos implantar na nossa cidade o Táxi-Maceió e garantir renda para essa categoria tão importante”, disse o prefeito.
Em junho, o prefeito havia apresentado o Táxi Maceió aos taxistas, e a secretária de Gestão, Rayanne Tenório, deixou claro que todos os taxistas que estão no banco de dados da SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) já estão pré-cadastrados na plataforma e passrão ainda por uma segunda etapa, que é uma validação.
Ainda segundo a secretária, qualquer taxista poderá participar, seja no módulo corporativo, que vai ficar a cargo da Secretaria Municipal de Gestão, ou no módulo cidadão, que está sob responsabilidade da SMTT.
“O módulo corporativo vai dar oportunidade de o taxista prestar serviço diretamente à Prefeitura. Ou seja, a gente vai trocar aquele dinheiro que era gasto com locação de veículos e colocar nas mãos dos taxistas, que vão poder prestar um serviço para Maceió e ser pago pela Prefeitura. A gente espera que seja um case de sucesso. Já funciona muito bem no Rio de Janeiro”, explicou.
Nas próximas semanas serão divulgados os detalhes para baixar o aplicativo e a data em que entrará em funcionamento.