Municípios
Projeto Vestindo Minha Família forma a primeira turma em Arapiraca
Solenidade acontece nesta sexta-feira (10), no cinema do Arapiraca Garden Shopping
O ano de 2021 foi de grandes desafios. No entanto, para 12 arapiraquenses, dezembro é sinal de novas perspectivas de vida: eles foram capacitados profissionalmente em modelagem, corte e costura pelo projeto social Vestindo Minha Família, uma iniciativa da Sicredi Expansão com aulas ministradas pelo Senac Alagoas. Nesta sexta-feira (10), das 10h às 13h, eles celebram o grande dia da formatura com uma cerimônia no cinema do Arapiraca Garden Shopping, que ainda contará com uma exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o curso.
Ao longo de quatro meses, onze mulheres e um homem passaram por aulas e oficinas de moda, assistiram a palestras sobre empreendedorismo, violência doméstica, saúde preventiva, cooperação na comunidade, além de receberem orientações para a formalização como Microempreendedores Individuais (MEIs) e já encerram o ano com uma nova profissão.
Janielma Pereira é uma das formandas e conta que, inicialmente, não conhecia o projeto da Sicredi. “Hoje, vejo que o Vestindo Minha Família é uma porta de entrada para transformar a vida. O curso me traz uma profissão, possibilitando que eu tenha a minha renda, e ainda me capacita a desenvolver muitas coisas para meu uso e da família. Está sendo uma experiência ímpar na minha vida e sou grata à Sicredi. O curso em si nos trouxe não só a costura em tecido, mas o despertar para muitas possibilidades”, avalia.
Pâmella Tenório, assessora de Desenvolvimento de Cooperativismo da Sicredi Expansão, afirma que a formatura desta segunda turma é motivo de muita alegria para todos que fazem parte do projeto. A primeira edição foi realizada no começo deste ano com mulheres do Vale do Reginaldo, em Maceió. Nesta segunda experiência, em Arapiraca, a turma foi mista.
“As duas edições foram bastante exitosas, já temos participantes do Vestindo Minha Família cooperadas e exercendo sua nova profissão. Ficamos com a sensação do dever cumprido, sobretudo porque trabalhamos com dois princípios fundamentais do cooperativismo: a educação e o interesse pela comunidade”, comemora Pâmella.
Ela destaca ainda que a Sicredi Expansão tem o intuito de levar microcrédito para os participantes do projeto e promover negócios dentro da Cooperativa. “O empreendedorismo já foi incluído na formação para dar uma base de conhecimento a quem quiser investir na profissionalização”, aponta.
A instrutora de moda do Senac, Sílvia Santos, destaca que os profissionais foram formados dentro da necessidade real do mercado e foram bastante participativos durante as aulas.
“Nossa prioridade é que os alunos saiam profissionais capacitados. Ao longo do curso, eles tiveram acesso às informações essenciais, que são a base necessária para entender o mundo da moda e chegar ao mercado de trabalho. Também puderam experimentar e identificar qual setor desenvolveu mais habilidades. Entregamos o profissional com conhecimento de instrução de ateliê, trabalhar em casa, as técnicas de criatividade, empreendedorismo, atendimento, economia, contabilidade, entendendo de tudo um pouco”, assinala a instrutora.
O projeto Vestindo Minha Família em Arapiraca conta com patrocínio do Sebrae e Unimed, além do apoio do Senac, Lacel, Mastermídia, Drogaria Vicente Magalhães, JC Doces e Construcenter Empreendimentos.