Municípios
Após acordo com o MPT Usina Serra Grande vai contratar 143 aprendizes
Para se enquadrar dentro do que preconiza a cota legal de aprendizagem – de acordo com a Lei 1097/2000 -, a usina contratará 143 aprendizes de forma cumulativa e escalonada
Em São José da Lage, Zona da Mata de Alagoas, a Usina Serra Grande após homologar e chegar a um consenso com o Ministério Público do Trabalho (MPT/AL) terá que contratar 143 jovens aprendizes que residam em municípios próximos à usina.
Acordo foi firmado depois que o MPT ajuizou uma ação civil pública contra a empresa na última quarta (15). A ação foi ajuizada com base em informações repassadas pela Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas (SRTb/AL).
“A empresa tem obrigação constitucional de gerir os meios de produção de modo a cumprir sua função social, contribuindo para a formação de um profissional mais capacitado e com maior chance de inserção e ascensão no mercado de trabalho. Mais que uma obrigação legal, portanto, a aprendizagem é uma ação de responsabilidade social e um importante fator de promoção da cidadania”, destacou a procuradora do MPT, Eme Carla Carvalho.
As contratações ocorrerão semestralmente, com início em abril de 2022 e término em outubro de 2024.