Municípios
Há oito meses caminhoneiros são prejudicados com cratera na BR-101, em Alagoas
Problema surgiu em Junho de 2021 e segue interditando o trecho após 8 meses
Caminhoneiros continuam sofrendo com cratera que apareceu na BR-101, no município de São Miguel dos Campos. O problema surgiu em Junho de 2021 e segue interditando o trecho após 8 meses.
O desvio da rodovia foi batizado pelos caminhoneiros como “Buraco de Alagoas”, devido o tempo de existência do problema. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a previsão para liberação de tráfego é para este semestre.
A rodovia da BR-101 tem uma grande importância para a economia brasileira, isso porque ela liga a região Sul e Sudeste do país ao Nordeste em seus 4.650 Km. No entanto, incerteza sobre o fim dos prejuízos que os motoristas enfrentam devido a interdição, é explicado pelo órgão Federal como uma situação complexa da erosão causada pela chuva.
Segundo Ricardo Barroso Filho, superintendente do DNIT em Alagoas, “com os avanços dos trabalhos, priorizando a correção do incidente, a previsão é que o tráfego seja reestabelecido ainda neste semestre de forma segura”, disse.
Apesar do órgão afirmar que a recomposição do corpo de aterro segue em execução, os ritmos dos trabalhos correm o risco de se tornarem lentos devido as chuvas de verão.
Desvio
A rota de veículos de grande porte foi desviada para a BR-316, a AL-101, retornando para a BR-101 em seguida. Já os veículos de pequeno porte desviam rota trafegando pelas vias do município de São Miguel dos Campos.
O veículo de comunicação Diário do Poder, entrou em contato com Ricardo Barroso Filho questionando sobre a demora para solucionar o problema. Em nota, o gestor informou que será encaminhada uma solicitação de informações para a assessoria de comunicação e pós isso, daria um retorno.