Municípios
Em março, Hemoal Arapiraca vai passar a funcionar em nova sede
Anúncio foi feito nessa sexta-feira (11), pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres
No próximo mês de março a Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai passar a funcionar em uma ampla e moderna sede, localizada no antigo Empresarial Solution Center, no bairro Eldorado, na capital do Agreste. O anúncio foi feito nessa sexta-feira (11), pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, durante reunião na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Maceió.
Nos próximos 30 dias, o prédio passará por uma readequação para atender a estrutura do Hemoal Arapiraca, seguindo as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). Durante encontro com a supervisora do órgão, a assistente social Aurélia Fernandes, foram acordados todos os detalhes para a readequação do prédio, bem como, a transferência dos equipamentos e mobiliário.
“Trago uma novidade para Arapiraca e toda a II Macrorregião de Saúde. Seguindo a determinação do governador Renan Filho, nós estamos realizando a adequação da nova sede do Hemoal Arapiraca. Uma moderna e ampla estrutura física para os candidatos à doação de sangue e medula óssea, pacientes hematológicos e para os profissionais da saúde, para que possam prestar um atendimento humanizado à população”, salientou Alexandre Ayres.
Sede Atual – Atualmente o Hemoal Arapiraca funciona no Laboratório Municipal, situado na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro. O órgão atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h, além de captar doadores de sangue e medula óssea aos sábados, no horário das 7h às 16h.
O Hemoal Arapiraca atende a demanda transfusional dos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Além de captar sangue e cadastrar doadores de medula óssea, o órgão assegura assistência hematológica a pacientes com hemofilia e anemia falciforme.
“Quando estiver em funcionamento na nova sede, o Hemoal Arapiraca irá atender com mais conforto a todos os candidatos à doação de sangue e medula óssea, bem como, aos servidores. Além de ser mais ampla e moderna, a nova sede estará localizada em um ponto estratégico de Arapiraca, facilitando o acesso aos voluntários, com local para estacionamento”, salientou a supervisora do órgão, Aurélia Fernandes.
Histórico – O Hemoal Arapiraca é responsável pela coleta, processamento, armazenamento e dispensação de sangue para 14 hospitais e maternidades do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, bem como, pelo atendimento hematológico. Monitorado periodicamente pela Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (MS), a unidade atende a todas as especificações da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa).
O Hemoal Arapiraca recebe, em média, mil doações sanguíneas por mês para abastecer hospitais e maternidades dos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde. O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, é o maior consumidor do sangue coletado e processado pela unidade, por ser referência em atendimentos de traumas de Média e Alta Complexidades.
Além da Unidade Arapiraca, o Hemoal é formado pela Unidade Maceió, com postos de coleta nos bairros Trapiche e Farol. O órgão também possui uma Unidade de Coleta e Transfusão no município de Coruripe, que recebe doações todas as quintas-feiras.