Municípios

Ex-prefeito atropela mandatária e anuncia cancelamento do carnaval em cidade de AL

Rodrigo Valença divulgou cancelamento das festas públicas de carnaval. Atual prefeita ainda não se posicionou sobre o assunto

Por Vinícius Rocha 25/02/2022 15h03 - Atualizado em 25/02/2022 17h05
Ex-prefeito atropela mandatária e anuncia cancelamento do carnaval em cidade de AL
Rodrigo Valença, ex-prefeito de São José da Laje - Foto: Assessoria

Agindo como se ainda fosse gestor, o ex-prefeito de São José da Laje, Rodrigo Valença, atropelou a atual gestão da prefeitura municipal e anunciou, nesta sexta-feira (25), o cancelamento do CarnaLaje, um dos mais tradicionais carnavais da região da Zona da Mata alagoana. A “decisão” foi divulgada através de sua assessoria de imprensa.

Apesar de ser não ser mais o mandatário do município, Rodrigo Valença diz que a medida foi adotada por preocupação com a pandemia da Covid-19 e do pico de transmissão da variante Ômicron. Segundo a nota, a decisão segue a recomendação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) de não realizar qualquer evento público durante o período.

O Jornal de Alagoas tentou entrar em contato com a atual prefeita de São José da Laje, Angêla Vanessa (PP) para saber a posição da prefeitura sobre a “decisão” do ex-gestor. O espaço está aberto para uma eventual resposta.

O ex-prefeito ainda aproveitou para ­toda sociedade à vacinação contra a Covid. “Peço a todos vocês que completem o esquema da vacinação, que se cuidem para gente superar essa pandemia. E, logo logo, poderemos fazer uma grande festa, com mel e tudo mais”, disse Valença.

Cancelamento de festas públicas


Ao todo, 59 municípios alagoanos cancelaram as festas públicas de Carnaval, de acordo com uma lista divulgada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Até a suposta decisão de Rodrigo Valença, São José da Laje, era um das três cidades consultadas pela AMA que não responderam se haveria proibição ou autorização das festas. São elas: Mar Vermelho, Olivença e São José da Laje.

Confira na íntegra a nota enviada pela assessoria do ex-prefeito

O advogado e ex-prefeito de São José da Laje, Rodrigo Valença, anunciou, nesta sexta-feira (25), o cancelamento do CarnaLaje, um dos mais tradicionais carnavais da região da Zona da Mata alagoana. A medida foi adotada por preocupação com a pandemia da Covid-19 e do pico de transmissão da variante Ômicron. A decisão segue a recomendação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) de não realizar qualquer evento público durante o período. Outras 57 cidades também anunciaram o cancelamento das festas.

“Normalmente, nessa época do ano, estaríamos todos prontos para mais um CarnaLaje. Mas, infelizmente, a pandemia da Covid-19, não nos permitiu fazer a festa este ano”, informou Rodrigo.

Durante o anúncio, Rodrigo aproveitou para convocar toda sociedade à vacinação contra a Covid. “Peço a todos vocês que completem o esquema da vacinação, que se cuidem para gente superar essa pandemia. E, logo logo, poderemos fazer uma grande festa, com mel e tudo mais”.

CarnaLaje

A tradicional festa de carnaval de São José da Laje, o CarnaLaje, sempre atraiu milhares de foliões. Além do tradicional mela-mela com mel de engenho, o evento, que se consagrou como uma das mais tradicionais festas do estado durante o segundo ano do mandato do ex-prefeito Rodrigo Valença, já contou com a apresentação de grandes nomes da música brasileira.

Pela programação do CarnaLaje, passaram atrações das mais variadas. Artistas locais, como Xatrez, AModa e Bora Bora, atrações nacionais, entre elas as bandas Chiclete com Banana, É o Tchan, Cheiro de Amor, Trio da Huanna, além de grandes cantores como Fabi Canuto, Berg Gonzaga, Banda Bora Bora, Julinho Porradão, Brunin, Jhonny Lopes, e diversas outras.

“No nosso primeiro ano de mandato, por conta da situação que encontramos no município, achamos prudente suspender a realização da tradicional festa. Estruturamos as contas, garantindo investimentos na saúde, segurança, educação e ação social, mantendo rigorosamente em dia a folha de pagamento dos servidores e honrando com nossas obrigações e deveres. E conseguimos retomar a festa, com ainda mais estrutura, superando as expectativas de público e colocando São José da Laje como o destino mais procurado do carnaval de Alagoas”, relembrou Rodrigo.

Por causa da pandemia, este ano não terá carnaval na cidade. “É com muita tristeza que anuncio essa decisão. O CarnaLaje não é só importante pela folia, mas pela economia, a geração de emprego e renda extra para os moradores, e tudo isso contribui com o desenvolvimento da nossa cidade. Mas, no momento, precisamos ser prudentes e nossa prioridade é preservar vidas, respeitando a ciência e contribuindo com o controle dessa pandemia”.