Municípios
Municípios de Alagoas recuperaram níveis de emprego da pré-pandemia, diz CNM
Dados são do Novo Caged, comparando de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2022
Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que em Alagoas, dos 102 municípios, 86 recuperaram o nível de emprego referente a antes da pandemia. A atualização sobre a evolução do emprego com carteira assinada nos Municípios é feita pela entidade municipalista por meio de notas publicadas mensalmente, com dados do novo Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
A comparação da CNM foi feita com dados de fevereiro de 2020 até fevereiro de 2022.
Foram 44.019 empregos gerados com certeira assinada, fazendo assim um crescimento de 84% na criação de empregos nos 86 municípios alagoanos. Segundo o da CNM, foram criadas mais de 2,5 milhões de vagas de trabalho nos últimos 12 meses.
O estudo evidenciou que o mercado de trabalho cresceu 7,1% no período, com mais 2,65 milhões de trabalhadores na formalidade. No comparativo entre os dois meses, 4.631 Municípios (83%) apresentaram crescimento dos postos de trabalho.
Crescimento estadual
Segundo o levantamento, as localidades que apresentaram os resultados mais positivos foram Roraima e Santa Catarina (93%), seguidos por Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (91%) e Rondônia (90%). No outro extremo, os Municípios de Amazonas e Sergipe (68%), Amapá (69%) e Pernambuco (73%) apresentaram os menores percentuais de recuperação.
A recuperação aos níveis pré-pandemia, de acordo com a região geográfica, foi mais pronunciada nos Municípios do Centro-Oeste e Sul, enquanto a recuperação foi menos generalizada nas regiões Nordeste (81%) e Norte (79%). A avaliação do desempenho do mercado de trabalho por porte populacional aponta que a recuperação dos níveis de emprego pré-pandemia ocorre proporcionalmente ao porte populacional do Município.
Recuperação
Os dados do Novo Caged indicam recuperação gradual do mercado de trabalho formal ao longo deste ano. Para além do crescimento de mais de 2,65 milhões de vagas de trabalho desde o mês anterior ao início da pandemia (fevereiro de 2020), o levantamento da CNM indica que o mercado está mais aquecido nas cidades de médio e grande porte, especialmente as localizadas nas regiões Centro-Oeste e Sul.
A reativação do mercado de trabalho é uma boa notícia para os Municípios brasileiros, pois antecipa a recuperação econômica, gerando crescimento e sustentação dos níveis de arrecadação.