Municípios
Municípios do Conisul estão entre os que mais investiram na saúde; saiba quais
Campo Alegre aparece em quarto lugar, com a aplicação de 29.38% dos recursos no setor
Nesta quarta-feira (04), a Associação dos municípios de Alagoas (AMA), divulgou uma nota informativa que dá conta que em 2021, quatro cidades investiram mais de 30% dos seus recursos em ações e serviços públicos de saúde. Os dados são do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS).
Os quatro municípios integram o Conisul, entre consorciados e conveniados, e aplicaram os totais de 34.60%, 30.24% e 32.04%, respectivamente. Campo Alegre aparece em quarto lugar, com a aplicação de 29.38% dos recursos no setor.
O município por sua vez, que encabeça a lista entre os maiores investidores na saúde, aplicou o montante de R$ 21.429.526,14 de recursos próprios na pasta.
As estratégias para usar bem os recursos envolvem investimentos na Estratégia Saúde da Família, academias de saúde, programas próprios como: APAR que trabalha a saúde sexual e reprodutiva, planejamento familiar, atuação sobre as doenças crônicas não transmissíveis, todos no âmbito da Atenção Primária.
O SIOPS é o instrumento de planejamento, gestão e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) e é coordenado pelo Departamento de Economia da Saúde e Desenvolvimento (DESD).
Os dados declarados são coletados, armazenados e processados, gerando informações sobre receitas totais e gastos das três esferas do governo: federal, estadual e municipal. Ao município, a responsabilidade de aplicação mínima em recursos é de 15%.
*Com informações da AMA