Municípios
Proposta de reajuste salarial a servidores é apresentada por prefeito de Marechal Deodoro
Proposta oferece 15% a servidores efetivos da Educação e 10,06% a demais servidores efetivos
Na última sexta-feira (20), em reunião com alguns servidores do município de Marechal Deodoro, o prefeito Claudio Filho Cacau apresentou uma proposta de reajuste salarial para os servidores efetivos da Prefeitura. A ideia apresentada por Cacau é de um aumento de 15% para os servidores efetivos da Educação e de 10,06% para os demais servidores efetivos do município.
De acordo com as falas do prefeito: “Na nossa primeira gestão foi muito atingida, primeiro pela cheia e logo depois pela pandemia, o que nos obrigou a investir em infraestrutura. Nós fizemos o que tinha que ser feito, demos conforto para que os funcionários pudessem trabalhar e para que a população pudesse ser atendida, mas agora temos que cuidar do povo dos nossos funcionários”.
Cacau esclareceu que, após análise da gestão e de calcular o impacto financeiro do reajuste nos cofres públicos, foi possível chegar ao aumento de 10,06% para os servidores efetivos. “Com esse reajuste chegamos próximo ao limite de 54% para pagamento de folha salarial, ou seja, dentro do que permite a lei”, esclareceu.
O percentual de 10,06% foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que calcula a inflação. O reajuste será repassado com data base referente ao mês de maio e será pago em duas vezes de 5,03%. A primeira parcela será paga em junho, onde os servidores receberão o referente ao retroativo ao mês de maio e a parcela relacionada ao mês de junho. Já em julho os servidores receberão o recurso referente a segunda parcela do aumento de 5,03%. A partir de agosto todos os servidores efetivos de Marechal Deodoro passam a receber 10,06% incorporados ao salário.
Cacau explicou ainda o que possibilita o reajuste diferenciado para os servidores da Educação. “Para os servidores da Educação, há o recurso federal do Fundeb, que vem destinado a esse fim. Por isso, decidimos aplicar o recurso no salário do servidor o que possibilita um aumento de 15% para a categoria”, esclareceu.
O reajuste para os servidores da educação também será implementado a partir do mês de junho, com o pagamento ao valor referente ao retroativo ao mês de maio e a mês em vigência. “Estaremos sempre ouvindo as categorias, discutindo melhorias para para todos, respeitando as leis de responsabilidade fiscal e, acima de tudo, ao lado dos servidores”, concluiu Cacau.
O projeto com a proposta de reajuste agora segue para apreciação da Câmara de Vereadores de Marechal Deodoro.
*Com informações da Secom de Marechal Deodoro