Municípios
Famílias ficam ilhadas após fortes chuvas em Palmeira dos Índios
Cerca de 50 indígenas vivem na Aldeia Boqueirão, que está sem acesso há uma semana
Por conta das fortes chuvas que atingem o estado há duas semanas, 10 famílias que vivem na Aldeia Boqueirão, em Palmeira dos Índios, estão ilhadas e sem conseguir sair de casa há uma semana.
Nessa quarta-feira (09), a Defesa Civil do município esteve no local para fazer um levantamento das famílias atingidas, vistoriar as 10 casas e anotar também as necessidades mais urgentes de cada uma delas. No total, cerca de 50 indígenas moram na aldeia. O acesso só foi possível por meio de um trator da prefeitura.
O secretário municipal de Defesa Civil Flávio Emílio fez um relatório primário da situação dos indígenas. “A dificuldade é grande na Aldeia Boqueirão. Eles estão há uma semana ilhados, sem acesso à saúde, escola e à cidade. Fizemos um relatório preliminar para discutir com o prefeito Júlio Cezar as ações mais imediatas que deverão ser executadas nesta Aldeia”, explicou.
Equipes da Saúde, Infraestrutura, Assistência Social, Educação e Urbanismo devem voltar ao local nesta quinta-feira (09). “As equipes vão atender ao povo indígena com a máxima urgência. A Infraestrutura e o Urbanismo vão ver a possibilidade de reconstruir e desobstruir o acesso à aldeia. A Saúde e a Assistência, com o apoio da Educação e Defesa Civil, farão a parte de assistência social às famílias. Tudo isso com a máxima urgência, porque eles têm pressa”, ressaltou o prefeito.
*Com Ascom Palmeira dos Índios