Municípios
Maragogi começa utilizar plataforma digital para coleta de dados turísticos
Smart Survey foi desenvolvida pela startup brasileira Smart Tour e disponibilizada gratuitamente pelo Ministério do Turismo
Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, iniciou, esta semana, o uso de uma plataforma inovadora: a Smart Survey. A ferramenta foi desenvolvida pela startup brasileira Smart Tour e capta informações estratégicas sobre o destino turístico. Os dados serão utilizados para aprimorar a atividade econômica e desenvolver políticas públicas em benefício do setor.
“A Smart Tour tem várias tecnologias voltadas ao setor turístico, principalmente no tocante ao levantamento de dados e uma delas é a Smart Survey, que faz uma pesquisa de demanda do destino para saber de onde vem o público, para onde vai, essas informações primárias do nosso destino turístico”, explica o secretário municipal de Turismo de Maragogi, Diego Vasconcelos.
Ele informa que a ferramenta foi ofertada aos destinos turísticos nacionais de forma gratuita, por meio de edital. Maragogi se inscreveu e foi selecionado.
“A plataforma está pronta e iniciamos seu uso esta semana. Temos um CAT Móvel (Centro de Atendimento ao Turista) que fica transitando onde está o fluxo turístico, no trecho compreendido entre o Caminho de Moisés, em Barra Grande, e a Praia de Antunes. Ele já está captando essas informações dos nossos visitantes”, revela Vasconcelos.
Ainda de acordo com ele, o próximo passo será disponibilizar adesivos com QR Code que serão fixados em locais de grande fluxo turístico para que os visitantes participem das pesquisas diretamente, por meio de seus smartphones.
Dentre os dados coletados, é possível levantar, por exemplo, o perfil do turista que visita o Destino, o nível de satisfação com os atrativos e demais dados socioeconômicos para entender melhor a atividade e aprimorar produtos e serviços.
“Vale ressaltar que a Smart Survey é uma plataforma que realiza pesquisa de Demanda Turística de forma 100% digital, o que vai permitir que Maragogi entre no hall dos Destinos Turísticos Inteligentes e Conectados”, destaca.