Municípios

Novo CRAS é inaugurado na cidade de Pilar

Município ganha importante equipamento público no qual beneficiará milhares de pessoas

Por Redação com Assessoria 29/07/2022 14h02
Novo CRAS é inaugurado na cidade de Pilar
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - Foto: Assessoria

Na última quinta-feira (28), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) João Pereira dos Santos foi inaugurado, no conjunto Casas Novas, na Chã do Pilar. Erguido com recursos próprios da Prefeitura, o prédio reúne toda a estrutura necessária para melhor acolher a comunidade, aprimorando e ampliando os serviços de assistência no município.

A obra, inclusive, deve beneficiar diretamente cerca de seis mil pessoas, como explica a diretora do CRAS, Jane Rocha. “Nós contabilizamos, diariamente, uma média de 100 atendimentos de demanda espontânea. Agora, com este novo espaço e plenas condições de trabalho, certamente iremos prestar um serviço ainda melhor”, assegurou a também assistente social, acrescentando que o novo CRAS é a realização de um sonho.

“Confesso que me assustei ao me deparar com a antiga estrutura, que era decadente. Mas, graças à atual gestão, que trabalha para todos, principalmente para os que mais precisam, demos um salto de qualidade e, hoje, vivemos um novo momento”, emendou a diretora da unidade que dispõe, inclusive, de refeitório e espaços exclusivos para as oficinas – uma delas é o do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) –, atendimento psicossocial e inscrição no CadÚnico, bem como nos programas sociais do Município, a exemplo do Bolsa Viva Bem.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Mônica Benvindo, o novo CRAS tem um significado mais que especial. “Quando a gente pensa em política de assistência, a primeira coisa que vem à mente é CRAS, é família. A Assistência social começa a partir do CRAS. CRAS é acolhida, escuta, é encaminhamento, é viabilização de direitos, é inclusão social. É por tudo isso que, hoje, inauguramos este espaço com um sentimento de renovação, de reconhecimento, de valorização e, acima de tudo, de respeito por todos os usuários e pela nossa dedicada equipe”, discursou a secretária.

Na oportunidade, Benvindo também parabenizou o prefeito Renato Filho pela sensibilidade com que enfrenta os desafios da Assistência Social desde o início de sua gestão. “O prefeito Renato abraça todas as demandas que lhes são entregues, valorizando as ações que visam atender à necessidade imediata da população. Mas ele sabe que é preciso mais, que é preciso dar a oportunidade de cada família ter a sua condição social melhorada. E é por isso que ele [Renato Filho] vem fazendo a diferença em todas as áreas. Temos orgulho de dizer que trabalhamos aqui exatamente por isso, porque há este compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, reforçou.

O secretário municipal de Governo, Paulo Santos, também prestigiou a solenidade. Na ocasião, ele lembrou que o novo CRAS é mais uma obra do programa Avança Mais Pilar, que, somente no ano passado, gerou 470 empregos diretos. “Foram quarenta postos de trabalho com carteira assinada criados apenas para a execução desta obra, que fortalece o cinturão social criado pelo prefeito Renato Filho, cuja gestão caminha na contramão do país, superando os desafios impostos pela pandemia”, analisou o secretário, destacando também a contribuição da deputada estadual Fátima Canuto, que solicitou ao prefeito a construção do CRAS naquele conjunto residencial.

Já o prefeito Renato Filho salientou a presença de vereadores do Pilar, a quem agradeceu pelo apoio, destacando, em especial, a celeridade com que a Câmara aprovou a concessão de auxílio financeiro às famílias e comerciantes afetados pelas fortes chuvas na cidade.

“Uma cidade feliz é feita por pessoas felizes. Não adianta só concreto se não existe amor às pessoas. Definimos, lá atrás, a estratégia para trabalhar a Assistência Social com foco no combate à extrema pobreza, já que ainda tínhamos pessoas passando fome no Pilar. Foi por isso que investimos como nunca. E já na próxima semana, vamos iniciar as aulas dos cursos profissionalizantes, em parceria com o Senar. Foram mil vagas, para cursos diversos, ofertadas aos beneficiários de programas sociais do município. Agora, vamos abrir outras mil vagas para toda a população pilarense”, anunciou o prefeito.

Em seu discurso aos presentes, Renato Filho também parabenizou o trabalho da Assistência Social no auxílio aos desabrigados das chuvas e reforçou, ainda, que várias outras obras estão por vir. “Entregamos, aqui, um novo espaço de convivência, e este é o primeiro de muitos. Agora, já iremos planejar as novas sedes das secretarias de Saúde e Assistência, concluindo o nosso mandato com uma nova rede pública, para que possamos melhorar ainda mais as condições de trabalho e, com isso, melhor atender a população. Este é o governo da oportunidade, e é por isso que o pilarense não vai aceitar mais retrocesso”, concluiu.

Aposentado, Djalma Reis mora no Casas Novas e participa do grupo da Melhor Idade do CRAS João Pereira dos Santos. Ele conta que não vê a hora de já usar o espaço para se divertir com os colegas de dança. “A obra ficou belíssima. Quando chovia, ninguém podia dançar. Agora vou poder me exercitar à vontade. Só tenho a agradecer à Deus e ao prefeito Renato Filho”.