Municípios
Maragogi decreta situação de emergência por causa de avanço do mar e do rio dos Paus
Moradores temem que o avanço comprometa as estruturas das casas
A prefeitura de Maragogi, litoral norte de Alagoas, decretou situação de emergência na Praia do Burgalhau e à beira mar da Praia de Maragogi, no condomínio residencial Eurico Wanderley, por causa do avanço das águas do Rio dos Paus e do mar.
Na quarta-feira (17), a prefeitura de Maragogi publicou o decreto de emergência no Diário Oficial dos Municípios. O documento destaca que duas áreas foram afetadas por erosão marinha e autoriza a realização de obras e ações de resposta a Situação de Emergência declarada, válido por 180 dias.
Moradores temem que o avanço comprometa as estruturas das casas. Luciana Ribeiro, que tem um imóvel no local, afirma que o problema começou depois que o curso do rio foi modificado por um morador, que colocou pedras para direcionar a água.
"Agora o rio está totalmente virado para cá. Os moradores desse imóvel e esse sítio que tem aqui na frente também estão bastante prejudicados, foram os primeiros prejudicados. E agora, com a ressaca do mar em Agosto, é que está avançando ainda mais", afirma Luciana.
O decreto considera um informativo técnico da Defesa Civil que aponta que aproximadamente 400 metros do trecho total da orla, se encontram em situação de emergência civil, com danos ao patrimônio público, privado, e ambiental e que as chuvas que atingiram a região foram acima da média.